5º edição do Festival Gastronômico de Carne de Sol de Montanha promete movimentar a cidade

O tradicional evento voltou com tudo e estáagitando o comércio local.

De volta as raízes. É assim que podemos dizer sobre a 5º edição do Festival Gastronômico de Carne de Sol de Montanha promovido pela Prefeitura de Montanha. Já marcado no calendário para acontecer entre os dias 16 de agosto e 09 de setembro, o evento é um momento para fomentar a culinária e a cultura local, com a participação dos comerciantes e da população, peça fundamental para avaliar os pratos.

A cidade de Montanha, localizada no extremo norte do Espírito Santo, fazendo divisa com Minas Gerais e Bahia, além de ser conhecida como a “Capital da Amizade” também tem destaque na carne de sol. A iguaria é carro chefe do município, já é conhecidainternacionalmente, pois apresenta o selo de Indicação Geográfica (IG), fornecido pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual.

Com muita criatividade, sabor e contendo o ingrediente principal que é a carne de sol, os comerciantes se empenham para apresentar o melhor prato aos clientes e aos chefes. Tudo isso porque, além de ser um desafio gastronômico, os participantes serão premiados em três colocações, sendo escolhidos pelos chefes por avaliação técnica e por voto popular dos moradores.

Ao conhecer os pratos, a população pode votar pelo QR code que estará disponível nos panfletos e banners espalhados pela cidade e, também, pelo aplicativo Conecta Montanha. Os pratos serão avaliados no único quesito que é contera carne de sol, ingrediente principal. O resultado final será divulgado no dia 09 de setembro, sábado, na festa Taba Sôrta – outro evento local que estará acontecendo na cidade.

Os valores dos pratos variam entre R$ 17 a R$ 30 por pessoa, preços acessíveis para que todos possam ter a oportunidade de provar e conhecer o que foi preparado para este festival. São sete estabelecimentos inscritos, sendo cada um deles concorrentes entre si pelo melhor prato de carne de sol já produzido na cidade.

A competição do bem, tem por objetivo principal, não só prestigiar os melhores pratos, mas também valorizar o comércio, a economia, a cultura local e fomentar a interação entre toda a população de maneira leve, descontraída e com muito sabor.Fique de olho nas nossas redes sociais (@festivaldecsrnedesol@prefeituramunicipaldemontanhawww.montanha.es.gov.br e oapp Conecta Montanha) e acompanhe de perto tudo que vai rolar ao longo desses 25 dias de festival.

CONHEÇA OS PRATOS: