Praia de Camburi é cenário de ação para chamar atenção sobre mortes no trânsito 1
OBJETIVO da intervenção é chamar a atenção de moradores dos 78 municípios capixabas sobre o risco que é ter comportamentos indevidos no trânsito.

 

Um total de 467 lápides, representando a quantidade de mortes de trânsito no Espírito Santo de janeiro até julho deste ano com mensagens alusivas às principais causas dessas vidas perdidas. Trata-se de uma intervenção urbana realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), na praia de Camburi, em Vitória, para marcar o início da Semana Nacional de Trânsito e mobilizar a sociedade para um necessário basta nas mortes nas vias. A ação teve início na manhã desta quarta-feira (18) e segue até domingo (22).

De acordo com relatório do Observatório de Segurança Pública do Espírito Santo, 467 pessoas morreram no Estado em decorrência de acidentes em vias urbanas e rurais nos sete primeiros meses deste ano. Deste total, 229 são motociclistas. Além disso, os dados mostram que os municípios da Serra, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, Vitória e Vila Velha lideram este ranking e que a maioria desses acidentes fatais ocorreram nos finais de semana.

O governador do Estado, Renato Casagrande, visitou a intervenção urbana e aproveitou a ocasião para fazer um alerta aos capixabas: “Este é um cenário que até assusta as pessoas. Mas é um trabalho para conscientizar a todos. A maioria dessas mortes poderiam ser evitadas e sabemos que são muitos jovens envolvidos nesses acidentes fatais. Por isso, é necessária muita responsabilidade de todos nós para que possamos preservar a vida no trânsito”, frisou Casagrande.

O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, salienta que o objetivo desta intervenção é mostrar para os moradores dos 78 municípios capixabas, por meio da repercussão nos veículos de imprensa, sobre o risco que é ter comportamentos indevidos no trânsito.
“Por trás de 90% dessas mortes está a falha humana. Por mais que se aprimorem regras, que os veículos se tornem mais seguros e se invista em sinalização e fiscalização, é a conduta humana que é o determinante. Vale destacar que 50% das mortes, em média, são de jovens motociclistas. Fazemos um apelo porque o trânsito deve servir à vida e não a destruir, como tem acontecido no Espírito Santo”, revelou Givaldo Vieira.

Reações de quem passou por lá

A moradora da Serra, Leidiane Fonseca Oliveira, caminhava na praia quando se deparou com as lápides. Segundo ela, que está tirando a habilitação para motos, é triste a constatação, porém, a ideia é boa: “Faz a gente pensar. Li as frases e elas mexem com a gente. Temos que ficar mais atentos no trânsito. Fiquei assustada com os números. Tem muita gente jovem perdendo a vida no trânsito”, declarou.

Para Cleuzineia Brison, que mora nos Emirados Árabes Unidos e passa férias em Vitória, o número de mortes no trânsito é tão assustador que chega a emocionar. “Tenho uma filha de 18 anos e sempre falo com ela: se for para uma festa, não volte com um motorista que bebeu. Esta é uma ação importante de conscientização”, afirmou.

Cleuzineia estava acompanhada da irmã, Leila Brison Loiola, que mora na Capital e chamou atenção sobre uma das causas de morte nas vias. “O que mais me impactou é a mensagem sobre o uso do celular ao volante. Às vezes nos pegamos usando também e, em um segundo, pode acontecer um acidente”, lembrou.

Já o servidor público Leodone Batista da Silva, morador de Vitória, disse que viu a matéria sobre a intervenção na televisão e foi ver de perto. “Eu sempre tive medo de andar de moto, mas resolvi comprar uma. Vim aqui para passar essa mensagem de prudência no trânsito para os meus amigos. Esta é uma ação muito válida”, explicou Silva.

A intervenção urbana na praia de Camburi está em exibição na altura do Clube dos Oficiais. Perto das lápides, está afixado um totem explicativo que a pessoa pode acessar, por meio de um leitor de QR Code, o vídeo da campanha publicitária do Detran|ES sobre a Semana Nacional de Trânsito e a chamada para a hashtag da campanha nas redes sociais: #BastaDeMortesNoTrânsito.

Semana Nacional de Trânsito (SNT)

Com previsão estabelecida por meio do Código de Trânsito Brasileiro, a Semana Nacional de Trânsito acontece anualmente no período compreendido entre 18 e 25 de setembro.
O objetivo da SNT é conscientizar a sociedade com vistas à internalização de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a “valorização da vida” focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos.

A Semana no ES

O Governo do Estado, por meio do Detran|ES, elaborou um cronograma intenso de atividades para a Semana Nacional de Trânsito, desta quarta-feira até o próximo dia 25, por meio de ações, intervenções e abordagens educativas nas vias públicas da Grande Vitória e do interior, primando pela conscientização e importância de todos os usuários da via atentarem para a preservação da vida e respeito ao próximo, bem como às normas de circulação e conduta.

Além disso, estão programadas palestras educativas em escolas, ações sociais, operações de fiscalização Força pela Vida, instituições de ensino, desde o ensino infantil até o nível superior, bem como palestras em empresas privadas, participação em eventos como o RECONECTA, passeios ciclísticos, dentre outros.

O Detran|ES participará, ainda, de eventos em parceria com órgãos/instituições públicas e privadas, como o BPTRAN, Ministério Público do Trabalho, Assembleia Legislativa e empresas do setor privado.