Caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários serão vacinados contra a Gripe 1
Segunda etapa da Campanha Nacional terá início no dia 16 de abril.

 

A partir do dia 16 começa a segunda etapa da 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza. Nesta nova fase, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários também poderão ser imunizados.

Eles foram inseridos como grupo prioritário essa semana, pelo Ministério da Saúde, que ainda contabiliza o número de profissionais desses setores. Com isso, as três categorias se juntam ao grupo prioritário que também contempla portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; profissionais das forças de segurança e salvamento; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; e população privada de liberdade.

De acordo com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, tendo em vista que as aulas estão suspensas, os professores passam a integrar o grupo prioritário da terceira fase, com início no dia 9 de maio. “Como todas as escolas estão com as atividades paralisadas, optamos por priorizar na próxima fase da campanha aqueles profissionais que atuam nos portos, no transporte de cargas, motoristas de transporte coletivo, expostos diariamente porque estão na linha de frente, prestando serviços essenciais”, destacou o ministro.

O ofício enviado, nessa quinta-feira (02), aos coordenadores estaduais de Imunização especifica que o grupo deve ser vacinado independentemente do município de residência, uma vez que transitam por todo o País, cabendo ao território organizar e facilitar o acesso desses profissionais.

No entanto, é preciso ressaltar que os motoristas de aplicativo ou táxi não estão contemplados nesta etapa, devido ao escalonamento da entrega das vacinas pelo laboratório produtor e a indisponibilidade de quantitativo para atender a todos.

Até esta sexta-feira (03), foram vacinadas 371.068 pessoas do público-alvo da 22ª Campanha Nacional de Vacinação, no Espírito Santo. Com isso, a cobertura vacinal dos idosos chegou a 85,24%, com 316.026 imunizados, e dos trabalhadores da saúde a 55,29%, com 55.042 imunizados. A meta do Espírito Santo é vacinar 90% das pessoas do público-alvo.