Polícia Militar divulga os resultados da Operação Colheita 2022

A operação consiste no policiamento com ênfase na ação preventiva, além do reforço do patrulhamento ostensivo nas vias rurais e de maior interação com a comunidade rural local. Imagem/PMES

 

Pouco mais de um mês do lançamento da Operação Colheita 2022, a Polícia Militar do Espírito Santo divulgou os resultados das ações realizadas desde o dia 24/04 até hoje (31/05), nos 72 municípios contemplados.

No total foram realizadas 6.531 visitas tranquilizadoras e mais de 12.800 abordagens a pessoas, dentre as quais 52 foram detidas em flagrante delito e oito menores de 18 anos foram apreendidos.

Ainda durante as ações, os policiais militares realizaram diversas abordagens a automóveis (3.592), táxis e veículos de aplicativo (51), motocicletas (3.241), ônibus (06) e caminhões (106). Consequentemente, a PM teve êxito em recuperar quatro veículos com restrição de furto e roubo. Nas fiscalizações, gerou 223 Autos de Infração de Trânsito (AIT) e conduziu cinco condutores flagrados alcoolizados.

No balanço positivo consta também a apreensão de sete armas de fogo e 57 munições de diversos calibres. As equipes ainda retiraram de circulação várias unidades de drogas, como maconha (185), cocaína (688) e crack (181 pedras e 10 quilos). Com relação à fiscalização ambiental, os militares recolheram 433 animais.

De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Douglas Caus, “esses dados refletem a dedicação dos policiais militares em levar cada vez mais segurança àqueles que fazem parte de um grande alicerce da economia desse Estado, que é o nosso homem do campo”.

Operação Colheita

O governador Renato Casagrande lançou, durante solenidade realizada no dia 22 de abril deste ano, em Boa Esperança, a Operação Colheita 2022. Dentre os 78 municípios do Espírito Santo, 72 serão contemplados com policiamento extra nas áreas rurais até o mês de novembro.

A operação consiste no policiamento com ênfase na ação preventiva, baseada na filosofia do policiamento comunitário, além do reforço do patrulhamento ostensivo nas vias rurais e de maior interação com a comunidade rural local. O objetivo é aumentar a segurança para o trabalhador do campo capixaba, prevenindo crimes nas regiões produtoras e com grande circulação de pessoas e mercadorias. Especialmente durante as colheitas de café e outros produtos.

Em 2021, primeira edição da operação, foram apreendidas 47 armas de fogo, recuperadas grandes cargas de café e pimenta que haviam sido roubadas, além de contabilizar 46 prisões em flagrante. Para esse ano, o Governo aumentou a abrangência para quase todo o Estado, além do período, tendo em vista que a última havia iniciado em maio.