Espírito Santo terá programa de qualificação para setor turístico 1

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), lançou, nesta quarta-feira (22), o Programa Investe Turismo, que vai promover a qualificação do setor para aumentar o fluxo de visitantes nacionais e estrangeiros no Estado. A iniciativa vai contemplar os municípios de Vitória, Vila Velha, Guarapari, Domingos Martins e Venda Nova do Imigrante. Serão investidos R$ 839 mil até fevereiro do próximo ano em ações de capacitação e de estímulo aos negócios locais. 

Durante a solenidade realizada no Palácio Anchieta, o governador Renato Casagrande afirmou que o desejo do Governo é de que o turismo “seja uma visão de Estado e não apenas de uma Secretaria”. Segundo ele, o esforço para atração de turistas deve incluir vários requisitos. “Se não tiver segurança, saneamento, infraestrutura, hospital, não tem turismo. Quando temos uma parceria de qualificar os empreendedores, incorporar tecnologia, quando inovamos para receber bem as pessoas, o turismo também aumenta”, afirmou.

Casagrande citou a Residência Oficial do Governo, na Praia da Costa, em Vila Velha, e os planos de futuramente abrir à visitação pública. “É linda e quem não foi deve ter vontade de ir. A ideia é transformá-la em uma unidade sustentável, com energia solar, preservando a água. Um local que conte a história, que seja também um museu aberto com obras de arte”, projetou.

No Espírito Santo, o Programa Investe Turismo é uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES). A iniciativa é uma ação do Ministério do Turismo, Embratur e do Sebrae Nacional. A escolha dos cinco municípios capixabas contemplados seguiu os seguintes critérios: inclusão no Mapa do Turismo Brasileiro, ter pelo menos um destino comercializado internacionalmente e ter destinos já promovidos pelo Ministério do Turismo.

Para o secretário de Turismo, Dorval Uliana, as ações contidas no programa vão qualificar ainda mais o Espírito Santo. “Além de promover, por meio de ações específicas com imprensa e influenciadores, o programa capacitará e estimulará a população local a investir e fortalecer os negócios locais para tornar o setor ainda mais qualificado e competitivo”, disse. 

O público alvo do programa são os pequenos negócios já formalizados e interessados em empreender, bem como as prefeituras, entidades de representação e apoio empresarial, agências de desenvolvimento e instâncias de governança regional.

“O Governo vai fazer um grande investimento no turismo e incluir o Espírito Santo, na rota internacional de viagens. Um novo fluxo turístico no Estado requer profissionalização e o Sebrae está preparado para capacitar o microempreendedor individual, o pequeno negócio, a gestão de programas públicos inovadores. Nosso objetivo é integrar a força do empreendedor às políticas públicas que geram mais emprego e desenvolvimento”, afirmou o superintendente do Sebrae-ES, Pedro Rigo. 

Produtos turísticos De acordo com o secretário Dorval Uliana, as atividades importantes terão melhoria e aperfeiçoamento para tornarem-se mais atrativas para o mercado.  Alguns dos atrativos que receberão melhorias são a observação de Baleias Jubarte, experiência gastronômica com as Paneleiras de Goiabeiras e Polo Gastronômico da Ilha das Caieiras, além de experiências em agroturismo. 

Entre as ações estão previstas instalação de dispositivos eletrônicos para mapear o perfil dos visitantes; ocupação criativa de espaços públicos; oficinas de negócios comerciais; orientações sobre captação de recursos; fortalecimento da governança e ações de promoção dos destinos com ações específicas com agentes de viagens, jornalistas, blogueiros e youturbers, jornada de negócios e produção de banco de imagens.