Se encerra na próxima segunda-feira (05) o prazo das inscrições da 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora para as prefeituras do Espírito Santo. Realizada a cada dois anos, a premiação promove reconhecimento a práticas e experiências de gestão que visam melhorar o ambiente de negócios, fomentar o empreendedorismo e contribuir para o desenvolvimento territorial em todo o país. As prefeituras interessadas em participar podem se inscrever por meio do link https://prefeituraempreendedora.sebrae.com.br/ .

Estão aptas a concorrer ao prêmio apenas ações já implementadas, cujo principal público sejam os pequenos negócios, que incluem Microempresas (ME), Empresas de Pequeno Porte (EPP), Microempreendedores Individuais (MEI), produtores rurais, agricultores familiares, artesãos e empreendimentos econômicos solidários.

Outro critério para a participação é apresentar resultados alcançados e comprovados até 30 de novembro de 2023. Em relação à última edição, realizada em 2021, o Sebrae registrou um aumento de cerca de 43% no número de inscrições. Até o momento, mais de 2,3 mil projetos, desenvolvidos em diversos municípios do Brasil, estão concorrendo à premiação.

Concluída a fase de inscrição, as ações participantes passarão por uma avaliação eliminatória. Esse processo é constituído por etapas de habilitação, pré-seleção estadual e visita técnica ao município. Após serem selecionadas, as boas práticas capixabas vencedoras prosseguem para a disputa nacional, com cerimônia marcada para julho deste ano.

Para o gerente da unidade de ambiente de negócio e acesso ao crédito do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), Eduardo Simões, a iniciativa permite que as prefeituras exponham trabalhos que alcançaram grandes resultados e sejam reconhecidas pelo êxito obtido. Além disso, a premiação incentiva o desenvolvimento de mais ações que estimulam e melhoram o ambiente de negócios para os empreendedores. “O reconhecimento que o prêmio proporciona contribui significativamente para o fortalecimento das práticas empreendedoras nos municípios, impulsionando o crescimento econômico e a qualidade de vida da população”.

Nesta edição, o prêmio está dividido em até 10 categorias:

  • Simplificação e fomento do empreendedor,
  • Empreendedorismo na escola,
  • Turismo e identidade territorial,
  • Sustentabilidade e Meio Ambiente,
  • Governança governamental.