Na madrugada de quinta-feira (12), foi deflagrada pelos militares do 2º Batalhão uma operação policial no distrito de São João do Sobrado, na zona rural de Pinheiros. Na ação, cinco homens foram presos e várias armas de fogo apreendidas.
No decorrer da operação foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão expedidos pelo Poder Judiciário, após levantamentos realizados pelos agentes do Serviço de Inteligência do 2º BPM e policiais civis da delegacia de Pinheiros.
Durante as buscas foram apreendidas sete armas de fogo, munição, vários frascos de pólvoras, espoletas, chumbos e canhões utilizados para caçar animais silvestres.
A operação foi coordenada pelo comandante do 2º BPM, tenente-coronel Sebastião Aleixo Santos Batista, o delegado-chefe da 17ª Regional, Líbero Penello de Carvalho Filho, e o delegado da Polícia Civil de Pinheiros, Dair Oliveira Júnior. Ao todo, 36 policiais militares e seis policiais civis participaram da operação.
Os coordenadores destacaram que a ação policial é uma continuidade das várias operações conjuntas desenvolvidas no decorrer do ano de 2016, que retirou Pinheiros da 29ª para a 47ª colocação no ranking das cidades mais violentas do Brasil. Em número de homicídios, houve uma redução de 36%, quando comparado com o mesmo período de 2015, resultado da interação entre a Polícia Militar e a Polícia Civil na AISP 02.
Dentre as armas apreendidas algumas são de fabricação artesanal, que são comumente utilizadas para executar crimes de homicídios nesta região.
Os acusados e os materiais apreendidos foram encaminhados à delegacia de Polícia Civil de Pinheiros.