Pinheiros – Na manhã desta sexta-feira (19), em ação realizada na zona rural do município de Pinheiros, próximo à bacia do Rio Itauninhas, militares do Batalhão Ambiental lacraram quatro veículos-pipa, cada um com capacidade de armazenar 5.000 litros de água, e outros dois veículos com capacidade de 4.000 mil litros de água cada.
Polícia lacra veículos-pipa em Pinheiros 1
De acordo com os policiais militares, os veículos estavam sendo utilizados para realizar a irrigação em todo o terreno. A captação de água era realizada diretamente do Rio preto, afluente do Rio Itauninhas, sendo que a irrigação era realizada no período da manhã.
Ao chegar à propriedade, a equipe verificou a ausência do proprietário e, acompanhados do gerente do local, constataram as irregularidades dos veículos e de uma bomba de captação de água anteriormente lacrada. O gerente do local não apresentou autorização para a execução do serviço.
Os policiais explicaram que qualquer modo de captação de água sem a autorização dos órgãos ambientais é considerada irregular, pois prejudica o abastecimento de comunidades ao entorno, além de interferir no curso natural de rios e nascentes.
Durante a confecção da ocorrência foi expedido um termo de compromisso para o proprietário comparecer junto às autoridades locais para dar explicações sobre a atividade.