Seis tripulantes da embarcação Anízio Pai II ficaram mais de 15 horas desaparecidos após o barco afundar na noite desta terça-feira (12), no Norte do Estado, na região de São Mateus. Os pescadores são de Anchieta, no Litoral Sul, e seguiriam para Abrolhos, na Bahia.
De acordo com informações da Secretaria de Pesca, às 06h desta quarta-feira (13) chegou a informação pelas embarcações Graça e Luz I e Nas Mãos de Deus que a embarcação do mestre Arildo pediu socorro por volta de 20h de terça informando que abriu água no casco e que o barco estava afundando na região de São Mateus.
Segundo a secretaria, a Capitania dos Portos foi acionada e também um helicóptero que iniciou as buscas. Os seis tripulantes são da região de Parati e Ubu. Ainda segundo a secretaria, um dos tripulantes se chama Rian Luiz da Costa de 29 anos e é do bairro Porto de Cima, na sede de Anchieta.
Familiares de Rian contaram que os pescadores saíram na última segunda-feira (11) para Abrolhos, na Bahia. Um dos tripulantes ligou para o tio falando que o barco estava afundando, que estava entrando muita água e passou as coordenadas. Disseram ainda que parte do barco foi encontrada na manhã desta quarta no leste do Rio Doce, no norte do Estado.
NOTA DA MARINHA
“A Marinha do Brasil (MB), por meio do Comando do 1° Distrito Naval (Com1ºDN), informa que a Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES) tomou conhecimento, na manhã desta quarta-feira (13), sobre um naufrágio do barco de pesca “Anizio Pai II”, a leste do rio Doce, a cerca de 38 quilômetros do litoral norte do Espírito Santo, ocorrido na noite de ontem (12).
Após receber a informação, a CPES, passou a divulgar o fato na Vitória Rádio. Na manhã desta quarta-feira, militares da CPES deslocados para o município de Itaoca receberam a informação que os seis tripulantes foram resgatados pela embarcação “Marajá II, em bom estado de saúde. Não há desaparecidos.
As causas e responsabilidades sobre o ocorrido serão apuradas em Inquérito instaurado pela MB.”