Aposentados do INSS começam a receber valor reajustado em 25 de janeiro

Aposentados do INSS começam a receber valor reajustado em 25 de janeiro, Os mais de 36 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já têm data para começar a receber o valor reajustado, em 2022, de sua aposentadoria, pensão ou auxílio.

Para aqueles que recebem um salário mínimo, os depósitos referentes a janeiro serão feitos entre os dias 25 de janeiro e 7 de fevereiro. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão seus pagamentos creditados a partir de 1º de fevereiro.

Aposentados do INSS começam a receber valor reajustado em 25 de janeiro

Os pagamentos já levarão em consideração os valores corrigidos pela inflação. O índice final que será aplicado nas aposentadorias do INSS só será conhecido em janeiro, quando o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgar o resultado da inflação medida no acumulado de janeiro a dezembro deste ano.

Para definir o reajuste, é levado em consideração o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que considera a inflação das famílias com rendimento de um a cinco salários-mínimos.

Na última sexta-feira (10), o IBGE divulgou que o INPC acumulado no país ficou em 9,36%, entre janeiro e novembro. Já a variação mensal do índice, no mês passado, foi de 0,84%.

A inflação registrada ao longo do ano será usada para definir o novo valor do salário mínimo, que atualmente é de R$ 1.100, e também o teto do INSS​, que é o valor máximo pago em aposentadorias do instituto. Atualmente esse valor é de R$ 6.433,57.

O valor do salário mínimo também é usado como piso das aposentadorias, pensões e Benefício de Prestação Continuada (BPC). Além disso, é usado como base para definir o valor mínimo pago pelo seguro-desemprego e o abono do PIS/Pasep de cada trabalhador.

Como consultar o pagamento do INSS

As datas em que serão depositados os benefícios do INSS foram definidas no último dia 1º, quando o instituto divulgou o calendário anual de pagamentos de 2022. Os depósitos seguirão a sequência de anos anteriores, com um calendário para quem recebe um salário mínimo e outro para quem ganha mais.

Para cada categoria, as datas de pagamento serão determinadas pelo número final do cartão, para aqueles que foram concedidos recentemente.

Segundo o INSS, para aqueles que possuem o benefício há algum tempo, vale a data que recebem habitualmente.

Cada benefício pago pelo INSS é composto por uma numeração única e segue um padrão de 10 dígitos: Número do Benefício (NB): 999.999.999-9

O número a ser observado é o penúltimo algarismo, sem considerar o último dígito verificador que aparece depois do traço.

Veja o calendário de pagamento do INSS em 2022

Foto: Divulgação/INSS