error: O conteúdo está protegido !! Compartilhe
A18a4fd91a4d81dccf1abc73e5afc150

Banestes oferta solução Pix para pagamento de DUA estadual


O contribuinte vai poder quitar Documentos Únicos de Arrecadação (DUAs) de tributos estaduais via Pix. O Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) passa a oferecer a solução nas guias da Secretaria da Fazenda (Sefaz), permitindo o pagamento de impostos de forma instantânea e segura, sem incidência de tarifas adicionais.

A solução desenvolvida pelo Banestes, chamada de “Pix na Arrecadação”, proporciona ao contribuinte o pagamento dos tributos de forma fácil e rápida, a qualquer hora do dia, inclusive aos finais de semana ou em feriados, por meio da leitura do QR Code Pix.

A facilidade vai beneficiar todos os DUAs emitidos no site da Sefaz, principalmente os de recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A estimativa é de que sejam emitidos cerca de 300 mil documentos com QRCode Pix por mês, somente para esse tipo de documento.

O Banestes já iniciou as tratativas para expandir a oferta da solução a outros produtos da Secretaria da Fazenda, como o DUA Detran, o DUA Habilitação e boletos da Junta Comercial, além de outros órgãos que realizam a arrecadação de receitas por meio do documento.

“A solução traz modernidade, flexibilidade e agilidade na arrecadação de impostos. Com o serviço, tanto o contribuinte quanto o Estado são beneficiados. Para o Banestes, reforça a importância do papel da instituição para facilitar o dia a dia da população capixaba”, ressalta o diretor de Meios de Pagamento e Distribuição de Investimentos, Marcos Vinicius Nunes Montes.

O contribuinte pode escolher qualquer banco ou carteira digital para quitar o imposto. Já o Estado não terá mais necessidade de firmar convênio com várias instituições financeiras para receber o documento e conseguirá consultar o pagamento em tempo real.

Até o momento, o Banestes oferece a solução de tecnologia de arrecadação de impostos via Pix para mais de 70 prefeituras capixabas, alguns municípios paulistas e mineiros, além de diversas companhias de saneamento.

Os órgãos públicos interessados em ofertar a nova opção de pagamento facilitado aos seus contribuintes poderão entrar em contato com o Banestes, por meio das equipes da rede de agências, distribuídas em todos os 78 municípios do Estado, ou por meio de contato com a equipe da gerência de Arrecadação e Cobrança Banestes pelo e-mail [email protected].

As informações de atendimento do banco estão disponíveis no site oficial www.banestes.com.br.


error: O conteúdo está protegido !! Compartilhe