Em uma operação de fiscalização realizada nessa segunda-feira (24), auditores fiscais da Receita Estadual que atuam na Subgerência Fiscal Região Nordeste flagraram o transporte de mercadorias sem documentação fiscal, o que resultou na aplicação de autos de infração no valor total de R$ 28.256,60, entre multas e impostos devidos. Desse montante, R$ 16.653,62 foram recolhidos de imediato, até o encerramento da blitz.

A ação foi realizada na BR-101, em Linhares, e contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Foram realizadas mais de 50 abordagens a veículos de carga e constatadas irregularidades em cinco deles. Entre os produtos flagrados sem documento fiscal, estão móveis, materiais para construção, hortifrutigranjeiros, produtos alimentícios em geral e doces.
“A fiscalização do transporte de mercadorias em trânsito é bastante relevante, visto que consegue quebrar um elo importante da sonegação fiscal, coletar informações para auditorias futuras e ainda surte um efeito educativo de indução de comportamento nos envolvidos: remetentes, destinatários dos produtos e transportadores”, ressaltou o auditor fiscal e subgerente da Região Nordeste, Orlando Anastácio.
A Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio da Receita Estadual, está atenta para aplicar ao infrator a devida penalidade, recuperar o imposto que seria totalmente sonegado e garantir um ambiente de negócios mais justo e leal, acrescentou o auditor fiscal Cristiano Silva Ferreira, que participou da blitz.