Cartórios capixabas poderão emitir Carteira de Identidade 

A partir de uma iniciativa inovadora, os cartórios capixabas estão prestes a se tornar uma alternativa eficiente na emissão da Carteira de Identidade no Espírito Santo. Com a confirmação da Polícia Científica do estado, a previsão é de que todos os postos de identificação dos cartórios estejam aptos a emitir o documento até o final do primeiro trimestre deste ano. Essa medida surge como uma solução para desafogar a produção no setor público e proporcionar maior agilidade no processo de obtenção do tão importante documento de identificação

Os cartórios do Espírito Santo terão a capacidade de emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) em breve, de acordo com a Polícia Científica do estado. A previsão é de que todos os postos de identificação estejam habilitados para emitir o documento até o final do primeiro trimestre deste ano.

 Cartórios capixabas poderão emitir Carteira de Identidade 

Modelo da Carteira de Identidade Nacional (CIN), frente e verso. (Governo Federal)

Essa medida visa aliviar a demanda nos órgãos públicos, que têm enfrentado dificuldades na produção de carteiras de identidade. Desde o início de 2023, alguns cartórios capixabas já estão emitindo a primeira e a segunda via da carteira de identidade, também conhecida como Registro Geral (RG). Agora, essa mesma alternativa será estendida para o novo modelo do documento, que começou a ser emitido em uma fase restrita no dia 11 de janeiro, após dois adiamentos do prazo. A emissão da CIN será ampliada após a conclusão dos testes.

Durante essa fase de testes, serão avaliadas as aplicações e todas as integrações com os sistemas do Governo Federal. Caso tudo esteja em conformidade, a emissão da CIN será expandida para todos os postos de identificação do estado até o final do primeiro trimestre de 2024, de acordo com a Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES).

Essa medida tem como objetivo facilitar o acesso dos cidadãos ao novo modelo da carteira de identidade, agilizando o processo de emissão e reduzindo a espera. A expectativa é que a parceria entre os cartórios e os órgãos públicos contribua para melhorar o atendimento à população capixaba, fornecendo um serviço mais eficiente e ágil na obtenção do documento de identificação.