Após o impacto de uma carreta no bairro Brasília, em Montanha, no Norte do Espírito Santo, na última sexta-feira (22), a Defesa Civil municipal condenou o imóvel atingido e determinou sua demolição. A vistoria foi realizada na manhã desta segunda-feira (25), e o laudo confirmou que a casa não apresenta mais condições de moradia devido aos danos estruturais. O acidente deixou uma criança de 9 anos ferida e trouxe desafios para a família afetada.

Estrutura condenada e demolição
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Laelton Santos, a edificação era antiga e não possuía colunas estruturais, o que contribuiu para o comprometimento total do imóvel. “A casa está condenada. Como é uma construção antiga, ela não tem coluna. As paredes estão interligadas, então, quando uma é abalada, todas se movem, causando problemas na estrutura inteira”, explicou.

A demolição será necessária para garantir a segurança da área, já que partes do imóvel desabaram com o impacto. O engenheiro Rhuan Marcos Giro, contratado pelo proprietário da casa, está elaborando um laudo técnico detalhado para embasar as providências legais. “Tem várias fissuras. A casa não está mais apta para moradia. Vamos preparar um laudo para o dono da casa, que será enviado ao proprietário do veículo para medidas de reparação”, afirmou.

Impacto no cotidiano da família
No momento do acidente, estavam na casa Washington, sua esposa, as duas filhas (de 9 e 14 anos) e uma amiga da filha mais velha. Apenas a criança de 9 anos ficou ferida, atingida por partes da construção que desabaram. Ela foi levada ao hospital, recebeu atendimento e já está em casa, mas, segundo Washington, ficou traumatizada e não quis retornar ao imóvel.
Washington relatou que, desde o acidente, passou as noites no local para proteger seus pertences, temendo furtos, e enfrentou dificuldades para dormir. Na tarde desta segunda-feira (25), ele realizou a mudança para outro imóvel alugado. “A transportadora Três Irmãos, responsável pela carreta, está nos dando suporte. Eles custearam o aluguel e se comprometeram com os reparos necessários”, afirmou o morador.
Assistência da transportadora
O proprietário da transportadora responsável pelo veículo esteve em Montanha para prestar assistência à família. Ele confirmou que a empresa está arcando com os custos do aluguel de um novo lar e acompanhando as demandas relacionadas ao acidente.
O acidente
O impacto ocorreu por volta das 18h35 de sexta-feira (22), quando o motorista da carreta, ao realizar uma manobra, colidiu com a casa. Parte da estrutura desabou, deixando a frente do imóvel aberta para a rua.
A Defesa Civil alerta que o incidente destaca a importância de maior fiscalização e segurança em áreas residenciais próximas a rotas de veículos de grande porte.