Casagrande participa do 1º Encontro Internacional dos Governadores pelo Clima 1
Durante o encontro, o governador Casagrande ressaltou as plataformas do Governo do Espírito Santo na proteção do meio ambiente.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, ao lado de outros chefes do Executivo estadual, participou, na tarde desta quinta-feira (29), de forma virtual, do 1º Encontro Internacional dos Governadores pelo Clima, promovido pelo Centro Brasil no Clima (CBC). Ao final do evento, os governadores assinaram uma carta-compromisso na busca de formar uma aliança de enfrentamento à crise climática e criaram o Conselho de Governadores pelo Clima.

A ideia é avançar na integração de políticas subnacionais para o cumprimento das metas do Acordo de Paris e o fortalecimento de eixos econômicos sustentáveis. A carta ressalta ainda o papel central dos Governos Estaduais no esforço global para manter o aquecimento da Terra bem abaixo de 2°C e acelerar a transição para uma economia limpa e inclusiva.

Durante o encontro, o governador Casagrande ressaltou as plataformas do Governo do Espírito Santo na proteção do meio ambiente. “Temos um programa de combate às mudanças climáticas que foi implementado desde o início do governo. Agora, mais do que nunca, estou alinhado com esse esforço dos governadores pelo clima para fazermos uma compensação da ausência de política do Governo Federal devido à importância do Brasil pelo tema”, frisou o capixaba.

Casagrande citou ainda as principais ações de Governo voltadas à preservação ambiental:

“Trabalhamos dentro de um marco legal em nossa Lei de Combate às Mudanças Climáticas e o respectivo Fórum Estadual, instalado no ano passado e que está debatendo esse programa. Temos diversas outras ações na área de preservação, como o Plano Estadual de Resíduos Sólidos e de Desenvolvimento Regional Sustentável para cada microrregião do Estado. Realizamos o inventário de gases do efeito estufa; monitoramento da seca, pois aqui temos chuvas intensas e depois longos períodos de seca; além do aperfeiçoamento do monitoramento da qualidade do ar; obrigatoriedade da instalação de energia solar nas novas edificações públicas estaduais; e o controle de barragens. Também estamos montando um Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastre do Espírito Santo”, listou.

O governador capixaba destacou ainda o Programa Reflorestar, que é referência nacional na restauração florestal de larga escala. “É um investimento de R$ 70 milhões. Foram dez mil hectares que nós remuneramos para o produtor mantê-la em pé e estamos monitorando mais de 200 mil hectares que estão sendo recuperados. Quero fazer parte efetivamente dessa grande articulação de uma política clara de proteção e combate às mudanças climáticas em nosso País”, asseverou Casagrande.