China diz que destroços de foguetes caíram no Oceano Índico, a oeste das Maldivas

China diz que destroços de foguetes caíram no Oceano Índico, a oeste das Maldivas.

Restos do maior foguete da China pousaram no Oceano Índico no domingo, com a maior parte de seus componentes destruídos na reentrada na atmosfera da Terra, de acordo com a mídia estatal chinesa, encerrando dias de especulação sobre onde os destroços iriam atingir.

China diz que destroços de foguetes caíram no Oceano Índico, a oeste das Maldivas

As coordenadas fornecidas pela mídia estatal, citando o China Manned Space Engineering Office, colocam o ponto de impacto no oceano, a oeste do arquipélago das Maldivas.

Os destroços da Longa Marcha 5B fizeram com que algumas pessoas olhassem cautelosamente para o céu desde pouco depois que ele decolou da ilha chinesa de Hainan em 29 de abril, mas o Escritório de Engenharia Espacial da China disse que a maioria dos destroços foi queimada na atmosfera.

A mídia estatal informou que partes do foguete entraram na atmosfera às 10h24, horário de Pequim (0224 GMT), e pousaram em um local com coordenadas de longitude 72,47 graus leste e latitude 2,65 graus norte.

A Longa Marcha lançada na semana passada foi a segunda implantação da variante 5B desde seu vôo inaugural em maio de 2020. No ano passado, peças da primeira Longa Marcha 5B caíram na Costa do Marfim, danificando vários edifícios. Nenhum ferimento foi relatado.

Com a maior parte da superfície da Terra coberta por água, as chances de uma área povoada em terra ser atingida eram baixas, e a probabilidade de ferimentos ainda menor, de acordo com especialistas.

Mas a incerteza sobre a decadência orbital do foguete e o fracasso da China em emitir garantias mais fortes na corrida para a reentrada alimentaram a ansiedade.

Durante o voo do foguete, o astrofísico de Harvard Jonathan McDowell disse à Reuters que a zona de destroços em potencial poderia ter sido tão ao norte quanto Nova York, Madrid ou Pequim, e tão ao sul quanto o sul do Chile e Wellington, na Nova Zelândia.

Desde que grandes pedaços da estação espacial da NASA Skylab caíram de órbita em julho de 1979 e pousaram na Austrália, a maioria dos países tem procurado evitar essas reentradas descontroladas por meio de seus projetos de espaçonaves, disse McDowell.

“Faz com que os projetistas de foguetes chineses pareçam preguiçosos por não terem resolvido isso”, disse McDowell, membro do Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics.

O Global Times, um tabloide chinês publicado pelo jornal oficial People’s Daily, considerou “exagero ocidental” as preocupações de que o foguete está “fora de controle” e poderia causar danos.

“É uma prática comum em todo o mundo que os estágios superiores dos foguetes queimem enquanto voltam à atmosfera”, disse Wang Wenbin, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, em uma entrevista coletiva regular em 7 de maio.

“Que eu saiba, o estágio superior deste foguete foi desativado, o que significa que a maioria de suas partes queimará na reentrada, tornando a probabilidade de danos às instalações e atividades terrestres ou de aviação extremamente baixa”, disse Wang no Tempo.

O foguete, que colocou em órbita um módulo Tianhe não tripulado contendo o que se tornará o alojamento de três tripulantes em uma estação espacial chinesa permanente, deve ser seguido por mais 10 missões para completar a estação até 2022.

Os foguetes de carga pesada do Longo Marcha 5 têm sido a chave para as ambições espaciais de curto prazo da China – desde a entrega de módulos e tripulação da estação espacial planejada até o lançamento de sondas exploratórias para a Lua e até mesmo Marte.

Fonte:www.reuters.com