Chuva no ES vai piorar e situação é preocupante, diz Casagrande

Chuva no ES vai piorar e situação é preocupante, diz Casagrande. As fortes chuvas que atingem o Espírito Santo de maneira contínua há mais de sete dias já causa prejuízos e riscos à vida das pessoas, segundo o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande. O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (1º).

O governador afirmou que a situação, que se agravou nesta quinta, tende a ganhar ainda mais intensidade na madrugada de sexta-feira (02). “Infelizmente perdemos a vida de uma pessoa, soterrada no município de Viana. Por isso, é extremamente importante alertar as pessoas, não assustar, mas alertar”, destaca.





 

Casagrande também destaca que são previstas chuvas com mais de 80 mm e, por isso, há a necessidade de que a Defesa Civil trabalhe com atenção voltada para a situação vivenciada por todo o território do Espírito Santo.

Chuva no ES vai piorar e situação é preocupante, diz Casagrande

Chuva no ES vai piorar e situação é preocupante, diz Casagrande

“Estamos acompanhando de perto, todas as equipes foram mobilizadas, montamos uma central comandada pelo Corpo de Bombeiros, todas as informações chegam por aqui, para fazer alertas pra a manutenção da vida das pessoas e preservação do patrimônio”, ressaltou.

Além disso, o governador ressalta que equipes compostas por barcos, caminhonetes e recursos humanos estão mobilizadas diante da situação.





 

“Temos equipes mobilizadas, o Comandante Cerqueira suspendeu cursos de sargentos para que todos se concentrem em torno da necessidade de cada região”, descreveu. 

Espírito Santo tem 10 alertas válidos 

Segundo o Coronel do Corpo de Bombeiros, Alexandre dos Santos Cerqueira, estão em vigor nesta quinta-feira (1º), no Estado do Espírito Santo, 10 alertas em nível alto para as fortes chuvas.

“Todos os alertas são da faixa roxa, o que significa a maior precipitação de chuva. Com o aumento de chuvas e com os solos encharcados, é importante que as prefeituras estejam prontas e com devidos abrigos“, ressalta o Coronel.

Foto: Thiago Alencar/ Folha Vitória





 

Além disso, segundo o Coronel Alexandre, a Defesa Civil já recebeu a decretação municipal de emergência nos municípios de São MateusVila Pavão e Cariacica. Os locais serão auxiliados e depois a ação será homologada pelo Governo do Espírito Santo.

Também foram realizados reforços das equipes e nas regiões mais afetadas pela chuva, são: VianaAracruzLinhares São Mateus.

O Coronel também ressalta que, mesmo com os reforços, é importante que a população fique em alerta com os possíveis alagamentos e inundações.

Ainda não há necessidade de recurso federal 

Renato Casagrande também destacou que, mesmo com a gravidade da situação, ainda não há a necessidade do acionamento de recursos federais.

“Ainda estamos vendo o tamanho da situação, buscando relatórios dos municípios. Mas, sempre que vemos a necessidade, vamos até o governo federal e buscamos parceria. Havendo necessidade, acionaremos”, finalizou.

Fonte: Folhavitoria.com