Com novas lâmpadas de LED Montanha já contabilizando uma economia de 281,34 MWh/ano

Em evento realizado na última sexta-feira (18), no auditório do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Montanha, o prefeito André Sampaio (PSB) e a vice Zezé do Vinhático (DEM), juntamente com autoridades municipais, conheceram os resultados das fases dois e três do Programa de Eficiência Energética (PEE), para o município. O PEE é fiscalizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Com novas lâmpadas de LED Montanha já contabilizando uma economia de 281,34 MWh/ano

Iluminação pública: 263,44 MWh/ano essa é a economia para Montanha na terceira etapa do programa

 

Apresentado pelos representantes da EDP e da empresa executora – VA Engenharia, o programa trata-se da redução no consumo de energia, através da implementação de recursos sustentáveis. Com trocas de luminárias convencionais por tecnologia LED, na fase dois, foram instaladas 310 lâmpadas de LED, contabilizando uma economia de 281,34 MWh/ano e uma redução na demanda de ponta de 62,96 kW. O que corresponde ao consumo de aproximadamente 117 residências durante o ano.

 

Já na fase três, o município obteve uma economia equivalente a 263,44 MWh/ano, o que corresponde a 109 residências. Com investimento público de, aproximadamente, R$ 332 mil, com a implantação do PEE já foi constatado uma redução de emissão de CO2 de 16,26 toneladas de carbono no ano (tCO2/ano), somente nesta etapa. Além disso, houve uma diminuição na demanda de ponta no equivalente a 60,93 kWh/ano, desde que foi inserido o Programa na cidade, em 2021.

 

“Vamos para a 4º etapa do edital e já obtivemos resultados muitos satisfatórios para o município. Fazer uso dos recursos de maneira mais adequada, além de proporcionar redução no consumo, impacta diretamente no bem-estar da população e na economia dos cofres públicos. Trocamos o nosso parque de iluminação pública para lâmpadas mais econômicas”, pontua o prefeito.

 

O PEE visa promover a redução do consumo de energia elétrica através da substituição dos equipamentos elétricos atuais por equipamentos mais eficientes. “Os resultados vão além da redução financeira, mas afeta diretamente na qualidade de vida das pessoas. A iluminação pública é renovada, desperta o interesse da população em circular pelas ruas” explica o gerente de projetos da VA Engenharia, Maurício de Paula.

 

Ao final do evento, a EDP juntamente com a VA Engenharia entregou ao prefeito, uma placa em homenagem as lâmpadas já trocadas nas duas etapas do PEE.  Para este ano, a Prefeitura está em fase de seleção na chamada pública rumo à quarta etapa do PEE. “É um momento de muita alegria, em que ficamos felizes em apoiar um projeto de eficiência energética em parceria com uma empresa séria e com a Prefeitura de Montanha”, disse o gerente de grandes clientes e órgãos públicos da EDPJorge Guerreiro.