Como o Google Trends pode ajudar a sua empresa a se destacar no mercado digital

Descubra tendências de busca com uma ferramenta gratuita do maior buscador do mundo. Para vender produtos e serviços, é essencial conhecer bem o público-alvo. Saber o que ele procura, o tipo de conteúdo que consome online, suas necessidades, desejos e dificuldades, ajuda a entender se o que a empresa tem a oferecer pode ser uma solução ou um facilitador na vida dos potenciais clientes, aumentando as chances de conversão de vendas.

No ambiente digital, é fundamental incluir os interesses e necessidades dos prospects nas estratégias de marketing de conteúdo e SEO (Otimização para Mecanismos de Busca). Dessa forma, é possível criar uma relação com os leads e melhorar o desempenho e a visibilidade de uma página online em buscadores, aumentando o alcance da marca e a possibilidade de conversão de novos clientes.

Neste artigo, apresentaremos uma ferramenta essencial para quem trabalha com SEO e criação de conteúdo: o Google Trends. Com este recurso gratuito, é possível descobrir tendências e gerar conteúdo que destaque seus produtos ou serviços para usuários do Google. Continue lendo e aprenda como usar o Google Trends a seu favor.

A seguir, você encontrará informações relevantes sobre o Google Trends:

  • O que é o Google Trends?
  • 5 vantagens de usar o Google Trends na sua estratégia de marketing
  • 4 funcionalidades do Google Trends para você explorar
  • Quais foram as principais pesquisas feitas por brasileiros no Google em 2022?
  • Aplique os dados do Google Trends no seu marketing!
  • Dúvidas Frequentes

O que é o Google Trends?

O Google Trends, ou Tendências do Google, é uma ferramenta gratuita desenvolvida pela gigante da tecnologia para revelar quais são os termos e assuntos mais buscados pelos usuários em sua barra de pesquisas, permitindo que você fique por dentro do que está em alta no buscador mais utilizado do mundo.

Como o Google Trends pode ajudar a sua empresa a se destacar no mercado digital

Desde seu lançamento em 2006, o Google Trends também possibilita que você pesquise por um tópico específico na ferramenta e obtenha informações sobre a frequência e interesse por ele em diferentes países, períodos, categorias (como compras) e tipos de pesquisa (web, imagens, Google Shopping ou YouTube), tendo acesso aos resultados diretamente da base de dados do Google.

5 vantagens de usar o Google Trends na sua estratégia de marketing.

O Google Trends é uma ferramenta essencial para aprimorar a estratégia de marketing do seu negócio. Ao analisar o volume de pesquisas realizadas pelos usuários sobre um tópico específico, é possível tornar o marketing de conteúdo da sua marca mais eficaz e engajar ainda mais a audiência com assuntos relevantes e em alta.

Além disso, existem outras 5 vantagens em acompanhar regularmente as tendências exibidas pelo Google Trends:

1. Inspira a criação de conteúdo

Quando se trata de criar conteúdo para redes sociais ou para o blog da sua empresa, é fundamental que sua mensagem esteja alinhada com as expectativas do seu público-alvo e, de alguma forma, conectada aos produtos e serviços que sua empresa oferece.

Felizmente, o Google Trends pode ser um grande aliado nessa tarefa, pois ele rastreia o comportamento dos usuários do Google e oferece insights e inspiração sobre temas para conteúdo. Com essa ferramenta, você pode estar mais apto a criar conteúdo direcionado que se conecta com as tendências do momento e desperta interesse do público.

2. Informa sobre oportunidades

Através do Google Trends, é possível obter insights valiosos sobre as tendências do mercado em que sua empresa atua, bem como monitorar o desempenho das ações dos concorrentes na internet. Além disso, a ferramenta permite identificar os desejos e necessidades dos consumidores on-line com base nas principais pesquisas realizadas no buscador, o que pode ser extremamente útil para ajustar a estratégia de marketing e oferecer soluções mais alinhadas às demandas do seu público-alvo.

3. Monitora o desempenho

Para as empresas, é fundamental avaliar como seus produtos, serviços e estratégias de marketing estão sendo recebidos pelo público-alvo. Por esse motivo, é altamente recomendável considerar a utilização do Google Trends como uma das ferramentas de marketing digital para medir o interesse que sua marca e setor de atuação geram entre os usuários do Google, bem como a sazonalidade das buscas. Dessa forma, será possível obter insights valiosos para aprimorar as campanhas e alcançar resultados ainda mais positivos.

4. Localiza o público-alvo

Ao usar o Google Trends, é possível filtrar as informações de acordo com o local de origem das buscas, permitindo que você tenha uma compreensão mais precisa do público-alvo em diferentes regiões. Esses dados são valiosos para segmentar campanhas de tráfego pago e otimizar a estratégia de marketing digital para cada localidade, maximizando o potencial de conversão e minimizando os custos de publicidade.

5. Revela palavras-chave

Ao analisar o volume de buscas por palavras-chave específicas no Google, você pode aprimorar a integração entre marketing de conteúdo e SEO, o que pode gerar mais tráfego e visibilidade para a sua página on-line. Isso porque as informações fornecidas pelo Google Trends permitem que você ajuste a estratégia de conteúdo e palavras-chave para melhorar o posicionamento da sua página nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca.

4 funcionalidades do Google Trends para você explorar

O Google Trends é uma ferramenta valiosa e traz informações que podem ser muito úteis para a estratégia de marketing do seu negócio.

Ao consultar o volume de pesquisas coletadas, armazenadas e compiladas pelo buscador sobre um tópico, você pode tornar o marketing de conteúdo da sua marca mais assertivo e gerar mais engajamento da audiência fazendo referências aos temas do momento.

Veja outras 4 vantagens de conferir regularmente as tendências exibidas pelo Google Trends:

1-1

 

1. Interesse ao longo do tempo

O gráfico exibe o nível de interesse do público da região selecionada e no período especificado em relação ao termo pesquisado no buscador.

Quando o valor é igual a 100, isso indica que a pesquisa atingiu o pico de popularidade, enquanto um valor de 50 significa que a popularidade é a metade do pico e um valor de 0 indica que há uma quantidade insignificante de dados sobre a busca pelo termo.

2

2. Comparação entre termos pesquisados

Com o Google Trends, é possível comparar o volume de buscas entre vários termos relacionados. No exemplo dado, podemos notar que o volume de buscas por “marketing digital” foi significativamente maior do que as buscas por “marketing tradicional” no período de 26 de dezembro de 2021 a 17 de dezembro de 2022.

3. Interesse por sub-região

Essa seção da ferramenta é interessante porque permite saber em qual sub-região ou cidade o termo que você pesquisou foi mais popular no período consultado. O valor 100 revela o local onde a pesquisa pelo assunto foi feita mais vezes em relação a uma fração das buscas feitas naquela região. Como podemos ver, o tópico marketing digital gerou mais interesse em Roraima e São Paulo no intervalo de tempo selecionado.

4

4. Assuntos e pesquisas relacionadas

Esse campo de dados te ajuda a entender quais foram os outros assuntos buscados e pesquisas feitas pelos usuários contendo o termo inicial (no nosso exemplo, marketing digital). Você pode escolher entre 2 categorias: “Principal” (que também usa a pontuação 100 para indicar o assunto ou pesquisa relacionada mais popular) ou “Em ascensão” (que revela o maior aumento na frequência de uma busca).

Quais foram as principais pesquisas feitas por brasileiros no Google em 2022?

Agora que já compreendemos o propósito e a funcionalidade do Google Trends, vamos explorar quais foram os termos mais procurados pelos usuários brasileiros na barra de pesquisa do Google em 2022.

Confira abaixo os principais destaques em 5 categorias do Google Trends:

1. Buscas do ano

Top 5 do que foi mais buscado no site de pesquisas em 2022 mostra o grande interesse dos brasileiros pelas eleições, além de muitas buscas pela Copa do Mundo realizada no Catar e pelo campeonato brasileiro de futebol, além de um alto volume de consultas sobre o reality show Big Brother Brasil 22 e sobre o candidato vencedor das eleições presidenciais, Lula.

2. Acontecimentos

Entre os acontecimentos que mais chamaram a atenção dos brasileiros e que resultaram em muitas pesquisas no Google estão a guerra entre Rússia e Ucrânia, as fortes chuvas que afetaram Petrópolis (RJ) e a morte da monarca mais longeva da Grã-Bretanha, a Rainha Elizabeth II.

3. Como fazer?

Essa categoria é interessante para inspirar a criação de conteúdo porque tutoriais fazem sucesso entre as pessoas na internet. Entre as principais buscas nessa categoria estão pesquisas sobre como fazer trends no Instagram e como criar enquetes no aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp.

4. Séries

Quem não gosta de ver uma série para relaxar, né? Esse formato tem sido cada vez mais consumido pelos brasileiros, e entre as campeãs de audiência, e de pesquisas no Google, estão o drama adolescente Euphoria, a representante do gênero true crime Dahmer: Um Canibal Americano e, a mais buscada, a adaptação da história em quadrinhos Sandman.

5. Podcasts

A criação e o consumo de podcasts explodiram no Brasil em 2022. Somos o terceiro país que mais ouve podcasts no mundo, segundo uma pesquisa realizada. Isso se comprova pela categoria de podcasts mais buscados no Google pelos brasileiros, incluindo o fenômeno A Mulher da Casa Abandonada, produzido e narrado pelo jornalista Chico Felitti, e o Quem Pode, Pod, podcast comandado pelas atrizes Fernanda Paes Leme e Giovanna Ewbank.

Aplique os dados do Google Trends no seu marketing!

Neste artigo, destacamos que o Google Trends é uma ferramenta valiosa para acompanhar o que está em alta nas pesquisas do Google, o buscador mais utilizado no mundo. Ao saber o que seu público-alvo está buscando, você pode criar conteúdo que atenda às necessidades e interesses das pessoas que podem se interessar pelo seu negócio, produtos ou serviços.

Portanto, monitorar as tendências de busca no Google Trends pode oferecer insights valiosos para planejar e executar a estratégia de marketing do seu negócio. Além disso, integrar o conteúdo relacionado à sua área de atuação a temas populares de busca no Google pode ajudar a aumentar a conscientização da sua marca e estreitar a relação com potenciais clientes.