Como Plantar Berinjela Orgânica no Verão

Como Plantar Berinjela Orgânica no Verão para Obter Muitos Frutos: O verão é a estação perfeita para cultivar berinjelas orgânicas em casa. Essa hortaliça adora calor e nos presenteia com pratos saborosos para toda a família desfrutar. A berinjela é parente de plantas como tomates, pimentões, pimentas e batatas inglesas. Suas folhas grandes e finas são adaptadas para capturar muita luz solar, tornando o cultivo ideal durante os meses mais quentes do ano.

Guia Completo de Como Plantar Berinjela Orgânica no Verão para Obter Muitos Frutos

1. Como Plantar Berinjela na Horta

1.1 Reúna os materiais necessários

  • Sementes de berinjela
  • Bandeja de mudas
  • Substrato para plantio
  • Borrifador
  • Saco plástico
  • Tesoura de poda
  • Enxadão
  • Esterco de galinha
  • Calcário
  • Enxada
  • Grama seca
  • Fertilizante orgânico
  • Calda repelente natural
  • Húmus líquido
  • Estaca de Madeira ou Metal (para tutoramento)

1.2 Prepare as sementes

Verifique as informações do verso da embalagem para identificar a melhor época de cultivo. Geralmente, as berinjelas preferem climas mais quentes, então escolha plantar entre os meses de dezembro e janeiro.

1.3 Faça a semeadura

Plante as sementes na bandeja de mudas com substrato. Faça um orifício com cerca de 0,5 cm de profundidade em cada célula da bandeja e coloque três sementes em cada orifício. Cubra as sementes com mais substrato e mantenha o solo úmido. Utilize um borrifador para regar, pois o jato de água é mais suave. Cubra a bandeja com um saco plástico e deixe-a em um local escuro, como um armário, por 48 horas. Esse truque ajuda a preservar a umidade e estimula a germinação das sementes. Após esse período, coloque a bandeja sob a luz do sol e não se esqueça de regar regularmente.

Se tudo correr bem, as mudas devem germinar em apenas 10 dias. Quando as mudas tiverem cerca de 19 dias, faça o raleio, ou seja, corte as mudinhas excedentes com uma tesoura, deixando apenas uma muda por célula. Você também pode optar por plantar as sementes diretamente no solo do seu quintal. No entanto, essa prática dificulta a germinação e oferece menos controle contra pragas e doenças. Se você não possui uma sementeira em casa, o cultivo em vasos é uma boa opção. Escolha um vaso grande o suficiente para acomodar o crescimento da berinjela, com pelo menos 40 cm de profundidade e largura, e furos no fundo para drenagem.

1.4 Prepare o solo para o transplante

Após 30 dias, suas mudas de berinjela estarão completamente enraizadas e prontas para o transplante. Antes de levá-las para o jardim, é importante preparar o solo adequadamente. Escolha um local ensolarado para o plantio, pois as berinjelas precisam de pelo menos 6 horas de sol por dia. Certifique-se de queesteja livre de ervas daninhas e solte o solo com um enxadão.

Como Plantar Berinjela Orgânica

Adicione esterco de galinha bem curtido e calcário para melhorar a fertilidade do solo. Misture-os bem com a terra existente usando uma enxada. Certifique-se de remover quaisquer pedras ou detritos que possam interferir no desenvolvimento das raízes.

1.5 Transplante as mudas

Faça um buraco no solo com cerca de 30 cm de profundidade e 40 cm de largura. Retire a muda da bandeja com cuidado, tomando cuidado para não danificar as raízes frágeis. Coloque a muda no buraco e preencha com terra ao redor, pressionando suavemente para firmar. Regue bem a planta logo após o transplante.

1.6 Cuidados pós-transplante

Após o transplante, é importante cuidar bem das suas mudas de berinjela. Certifique-se de regar regularmente, mantendo o solo úmido, mas evite encharcar. Aplique uma camada de grama seca ao redor das plantas para ajudar a reter a umidade e evitar o crescimento de ervas daninhas.

Como Plantar Berinjela Orgânica no Verão para Obter Muitos Frutos

Use um fertilizante orgânico adequado para berinjelas a cada 15 dias para fornecer os nutrientes necessários. Além disso, prepare uma calda repelente natural para proteger suas plantas de insetos indesejados. Você também pode utilizar húmus líquido para fortalecer as mudas e aumentar a resistência a doenças.

1.7 Tutoramento

À medida que as plantas de berinjela crescem, elas podem precisar de suporte adicional para se manterem eretas. Coloque estacas de madeira ou metal ao lado das plantas e amarre-as gentilmente para ajudá-las a crescer verticalmente. Isso evitará que as plantas se dobrem ou quebrem sob o peso dos frutos.

2. Colheita e Armazenamento

A colheita das berinjelas geralmente ocorre cerca de 70 a 90 dias após o transplante. As berinjelas estão prontas para a colheita quando atingem sua cor característica e a pele fica brilhante. Use uma tesoura de poda para cortar o fruto com um pedaço de caule anexado. Armazene as berinjelas em local fresco e seco por até uma semana. Você também pode congelar ou conservar as berinjelas em conserva para uso posterior.

Seguindo este guia, você estará pronto para plantar suas próprias berinjelas orgânicas no verão. Lembre-se de fornecer as condições adequadas de solo, luz e água, além de cuidar das plantas durante todo o processo de crescimento. Em breve, você poderá desfrutar de deliciosas berinjelas colhidas diretamente do seu jardim!

 

Leia mais Noticias em nosso site, Clicando Aqui

Leia também:

7 DICAS PARA ORGANIZAR SUA ROTINA E AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE