Deputada quer sala para lactantes

 

Retirada do leite durante período de amamentação proporciona mais conforto à mulher, observa Lessa / Foto: Getty Images

Garantir um local adequado para retirada e armazenamento do leite materno. Esse é o objetivo do Projeto de Lei (PL) 203/2021, da deputada Raquel Lessa (Pros). A matéria institui salas de apoio para mulheres em fase de amamentação nos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Estado.

As salas, de acordo com a matéria, serão destinadas ao uso das servidoras e funcionárias terceirizadas em período de lactação para que possam fazer a retirada e armazenamento correto do leite durante o horário de expediente. O local também poderá ser utilizado por visitantes.

Na justificativa da matéria, a autora destaca a importância do leite materno, que oferece benefícios nutricionais, imunológicos, emocionais e sociais para o crescimento e desenvolvimento corporal da criança.

“Outro aspecto a ser considerado é que as mulheres que amamentam e que se afastam de seus filhos em virtude do trabalho, precisam esvaziar as mamas durante a sua jornada de trabalho, para alívio do desconforto e para manter a produção do leite. Para que o leite seja retirado durante o expediente, é preciso que a mulher tenha a sua disposição um local adequado para fazer a ordenha e armazenar o leite”, defende a autora na justificativa.

Na Assembleia Legislativa, a matéria será analisada pelas comissões de Justiça, Cidadania e Finanças.