O deputado estadual Alexandre Xambinho (PSC) presidente da Comissão de Infraestrura (Coinfra), recebe na segunda-feira (20) Associação Brasileira de Engenheiros Civis do Espírito Santo (Abenc-ES), para falar sobre a proposta de integração do transporte coletivo da Grande Vitória.

Segundo o Xambinho a proposta compreende a integração entre os ônibus, o aquaviário e futuramente a utilização de outros modais de transportes.

Deputado Alexandre Xambinho discute proposta de integração do transporte coletivo da grande Vitória

Deputado Estadual Alexandre Xambinho (PSC)

“Os engenheiros da Abenc-ES desenvolveram um projeto de que integra um sistema multimodal de transporte coletivo. Propondo uma integração entre os meios rodoviário, aquaviário e ferroviário”, contou o deputado.

A reunião começa às 11h, no Plenário Rui Barbosa com apresentação do vice-presidente da Abenc-ES, Jaime Oliveira Veiga, sobre o Sistema Multimodal do Transporte Coletivo da Grande Vitória.

E uma das propostas sugerida pelos engenheiros da Abenc-ES é transformar o Terminal de Carapina, na Serra, em rodoferroviário na medida em que aproveita a proximidade de 150 metros entre o asfalto e a linha da estrada de ferro Vitória-Minas. Veiga explicou que saindo de lá, seria possível que um veículo leve sobre trilhos (VLT) levasse passageiros até a estação Pedro Nolasco, em Cariacica, que tem o Terminal de Jardim América logo à frente.

Já o aquaviário, o engenheiro sugere que poderia ser aproveitado seguindo a lógica do turismo e a exploração econômica nos locais de embarque e desembarque de passageiros. Veiga espera que o colegiado comandado pelo deputado Xambinho (PSC) “abrace” o projeto e faça o elo entre os estudos técnicos e o interesse político para tirar a iniciativa do papel.