Detran|ES orienta quem vai pegar estrada para curtir as festas de fim de ano

 

Veja dicas do Detran|ES para uma viagem mais tranquila e segura – Imagem/Reprodução

A pandemia ainda não acabou. Mas, graças à vacina, as festas de fim e início de ano já ganham um traço de normalidade, possibilitando os reencontros com abraços nos amigos e familiares. Se você vai pegar a estrada para esses encontros, mesmo que seja em um passeio curto, além da máscara, do álcool em gel e do esquema vacinal completo, tem uma série de cuidados que você deve adotar.  

Para facilitar, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) vai te ajudar a fazer o check list para uma viagem segura. 

  1. Confira se a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) está dentro da validade e sem nenhum impedimento. A pontuação pode ser consultada no site doDetran|ESaqui. Confirme também se o Licenciamento do veículo está em dia. O boleto para pagamento do Licenciamento e o CRLV eletrônico devem ser impressos no site do Detran|ES aqui.  
  2. Aproveite as facilidades proporcionadas pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), onde é possível ter a CNH e o CRLV nosmartphoneou tablet, facilitando o porte dos documentos. 
  3. Faça a revisão do veículo: verifique as condições dos pneus, freios, equipamentos de sinalização, limpador de para-brisa, óleo do motor e abasteça o veículo.
  4. Certifique-se de que os dispositivos de segurança, como cintos, estejam disponíveis para todos os ocupantes do veículo e não só para os passageiros da frente. No caso de motociclistas, verifique as condições do capacete.
  5. Atenção especial para o transporte seguro de crianças, que devem viajar nos equipamentos adequados a cada faixa etária:

Bebê conforto, crianças de 0 a 1 ano – ou com peso até 13 kg;  

Cadeirinha, de 1 a 4 anos – ou enquanto estiverem na faixa de peso limite indicado pelo fabricante do dispositivo, geralmente entre 9 kg a 18 kg;  

Assento de elevação, para crianças de 4 a 7 anos e meio – enquanto estiverem na faixa de peso limite indicado pelo fabricante do dispositivo, geralmente de 15 kg a 36 kg.  

As crianças menores de 10 anos, que não tenham atingido 1,45m deverão ocupar o banco traseiro e utilizar equipamento de retenção adequado. 

  1. Vai levar o seu bichinho de estimação? Lembre-se, ele só pode viajar no banco traseiro e usando o equipamento adequado de retenção, cinto de segurança, grade divisória ou caixa de transporte. Não deixe o seupetsolto no veículo.  
  2. Vai levar sua prancha ou sua bike? Utilize acessórios adequados para prender de forma correta no veículo, sem ultrapassar as dimensões permitidas por lei, atrapalhar a visibilidade das placas ou luzes do carro nem comprometer a estabilidade ou a condução do automóvel.
  3. Pesquise com antecedência sobre as condições das vias. Se está passando por manutenção, se tem desvio, pare e siga. E evite viajar em horários de pico.
  4. Vai utilizar o GPS? Programe-o antes de pegar a estrada.
  5. Esteja atento ao clima. A chuva, a neblina e dias mais escuros interferem na visibilidade da estrada.
  6. Entenda os sinais do seu corpo, se alimente e se hidrate. Está cansado e sonolento? Faça uma parada em um local seguro, descanse. Se possível, faça um revezamento na direção do veículo.
  7. Obedeça à sinalização e às regras de trânsito, como os limites de velocidade.
  8. Não use o celular na condução do veículo, nem se estiver parado no sinal vermelho. Se for realmente urgente, estacione em local permitido e seguro para utilizar o aparelho.
  9. Nunca misture bebida e direção.
  10. Aproveite a viagem e as festas. Vá e volte em segurança.