Você não pode copiar conteúdo desta página

EDP abre inscrições para módulo do Energy Starter dedicado a Soluções para Clientes

Estão abertas as inscrições para o terceiro e último módulo do Energy Starter, programa de inovação aberta da EDP para acelerar a transição energética em escala global por meio de soluções inovadoras e colaborativas com startups e scaleups. Esta etapa do programa busca Soluções para Clientes, ou seja,  iniciativas que contribuam para incluir cada vez mais os consumidores na transição energética por meio da descarbonização, mobilidade elétrica e geração solar distribuída. As inscrições vão até 25 de agosto pelo site .

Após a fase de candidatura, as startups passam por um processo de seleção, que inclui um pitch online, em que terão a oportunidade de apresentar as suas soluções a especialistas de diferentes áreas de negócio e das diversas geografias onde a EDP atua. Depois, as selecionadas devem participar de um bootcamp em Lisboa (Portugal), entre 26 e 28 de novembro, com o objetivo de acelerar o desenvolvimento de projetos-piloto e negócios com a empresa, bem como ter acesso a potencial apoio financeiro e know-how da EDP Ventures.

“A inovação é essencial para a EDP, garantindo a sua relevância no mercado, mantendo a competitividade e antecipando desafios e soluções para o futuro. No setor de energia, mudanças significativas estão acontecendo em diferentes níveis. A forma como produzimos, transmitimos, armazenamos e consumimos energia está em evolução e exige constante inovação para adaptar produtos e serviços, além de oferecer soluções eficazes para clientes nos mercados B2C e B2B”, afirma Tomás Moreno, diretor do Ecossistema de Inovação da EDP.

Composto por três fases, o programa Energy Starter busca atender aos desafios do setor de energia, em linha com a estratégia de negócios da empresa. Nos dois módulos anteriores desta edição, a EDP selecionou startups com soluções para as redes elétricas do futuro, energias renováveis e hidrogênio verde. Os bootcamps aconteceram na Espanha e em Singapura, respectivamente.

Nas últimas sete edições do Energy Starter, a EDP selecionou 192 startups, de 27 países – sendo 46 brasileiras e 2 chilenas – , desenvolvendo um total de 75 projetos-piloto, 28 rollouts (integração de um novo produto ou serviço no mercado) e 15 investimentos de capital de risco, projetos que representaram um total de 24 milhões de euros em negócios. Estes resultados refirmam o compromisso da EDP em desenvolver tecnologias inovadoras que promovam um futuro energético mais sustentável e eficiente.

 

SERVIÇO:

ENERGY STARTER – 8ª edição | 3º módulo: Soluções para Clientes

Prazo para inscrições: até 25 de agosto de 2023

A EDP procura startups que trabalhem em seis áreas preferenciais:

  1. Instalação e O&M da geração distribuída: soluções para reduzir os custos e acelerar a instalação e a O&M da geração distribuída de energia solar. Exemplos: robôs e automação, gémeos digitais e manutenção preditiva.
  2. Geração distribuída para clientes B2B: novas tecnologias para responder a necessidades de mercado, com novos produtos e modelos de negócio de energias renováveis, além das abordagens tradicionais. Exemplos: energia solar leve, energia solar vertical/bifacial e microeólica.
  3. Eletrificação de calor e ar industriais: tecnologias inovadoras para aumentar a eficiência energética e reduzir a pegada de carbono dos clientes industriais, por meio da eletrificação e/ou armazenamento do calor industrial. Exemplos: armazenamento térmico, bombas de calor e vapor elétrico.
  4. Descarbonização para clientes B2C: soluções para descarbonização de clientes residenciais e PME’s com o desenvolvimento de soluções de gestão e eficiência energética. Exemplos: equipamentos inteligentes, gestão de energia, eficiência doméstica e comunidades energéticas.
  5. Armazenamento de energia e flexibilidade: tecnologias para melhorar a competitividade do armazenamento e otimizar a integração e gestão do sistema. Exemplos: tecnologias alternativas ao lítio, sistemas de gestão de baterias, LDES e soluções para permitir a participação no mercado.
  6. Soluções integradas com mobilidade: soluções para desenvolver produtos integrados de mobilidade e geração distribuída utilizando tecnologias e negócios inovadores. Exemplos: carregamento inteligente, carregamento bidirecional (V2X) e serviços de agregação (VPP).

Informações e inscrições: 

 

Sobre a EDP South America

O grupo EDP atua em 30 mercados e está presente em quatro regiões, América do Norte, Ásia-Pacífico, Europa e América do Sul. Na América do Sul, a empresa possui ativos no valor de 41 bilhões de reais, o que a torna a segunda maior operação do grupo. A empresa tem mais de 12.000 funcionários diretos e terceirizados. No Brasil, atua nos segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, bem como no desenvolvimento, construção e manutenção de ativos eólicos, solares e de hidrogênio verde. A EDP também oferece soluções energéticas voltadas para o mercado B2B, como geração solar distribuída, mobilidade elétrica e venda de energia no mercado livre. Seu negócio de Distribuição atende a cerca de 3,8 milhões de clientes no estado de São Paulo e no estado do Espírito Santo. Referência em ESG, a EDP foi reconhecida mais uma vez como a empresa de energia elétrica mais sustentável do mundo pelo índice Dow Jones, além de ter sido incluída no Índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg. Nos mercados da Europa e da América do Sul – Brasil, Chile e Colômbia – a EDP ganhou o prêmio Top Employer 2024, além de ter sido eleita a empresa mais inovadora do setor elétrico brasileiro pelo Valor Econômico por quatro anos consecutivos.

Você não pode copiar conteúdo desta página