Eleições: 511 concorrem a uma vaga na Assembleia Legislativa do Espírito Santo

CONSULTA a candidaturas pode ser feita por meio do site Divulga Cand / Foto: Ana Salles

 

Das 534 candidaturas registradas para disputar o cargo de deputado estadual no Espírito Santo, 511 estão aptas a concorrer ao pleito, no dia 2 de outubro. Os 23 que não estão mais no pleito são candidatos que renunciaram ou tiveram suas investiduras indeferidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O não cumprimento dos requisitos para a candidatura e a incidência na Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 64/1990) são as principais causas de indeferimento dos registros; alguns candidatos incidiram, inclusive nos dois impedimentos. Vale ressaltar que, dos 511 aptos, 24 ainda aguardam julgamento de recurso pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), após terem sido considerados inaptos pelo órgão.

Já para o cargo de deputado federal, 192 estão aptos a disputar as eleições, sendo que 4 também aguardam julgamento de recurso pelo MPE. As sete candidaturas ao governo e as nove ao senado foram julgadas aptas e concorrerão ao pleito. Para o cargo de presidente da República, 11 disputarão a eleição e 2 tiveram seus registros negados.

Entenda

Os candidatos tiveram até o dia 15 de agosto para registrarem suas candidaturas junto ao TSE. Após a fase de registro, a Justiça Eleitoral analisou cada registro, observando os critérios para a investidura em cada cargo. As candidaturas que tiveram o registro indeferido tiveram até a última quinta-feira (15) para apresentar recursos que serão analisados pelo MPE.