Escola municipal e prefeitura de Ponto Belo receberão sistemas para a geração de energia

Nesta quarta-feira, dia 16, foi realizada a assinatura para a instalação de placas fotovoltaicas no município de Ponto Belo. A iniciativa foi aprovada na Chamada Pública de Eficiência Energética da EDP, que incentiva a conservação e uso racional da energia elétrica, e beneficiará duas importantes unidades consumidoras do município: a Escola Municipal Professora Valda Costa e a Sede da Prefeitura Municipal.

A cerimônia foi realizada na sede da EDP, em Vitória, e contou com a presença do prefeito de Ponto Belo, Jaime Santos Oliveira Júnior, e do diretor da EDP no Espírito Santo, Fernando Saliba.

O projeto prevê a instalação de dois sistemas fotovoltaicos para geração de energia elétrica sustentável, com um investimento de R$ 300 mil. Um dos sistemas será instalado na Sede da Prefeitura Municipal e terá capacidade de geração de 28,89 MWh/ano, enquanto o outro será implantado na Escola Municipal, com capacidade de geração de 31,01 MWh/ano. Com essas melhorias, estima-se uma economia total de energia de 74,56 MWh/ano. Essa redução equivale ao consumo anual de 31 residências, considerando o consumo médio de cada habitação de 200 kWh ao longo de um ano.

Além disso, será realizada a modernização das instalações elétricas da Sede da Prefeitura com a substituição do sistema de iluminação artificial atual por tecnologia LED, trazendo maior eficiência e economia no consumo de energia.

“Para além de garantir um serviço de qualidade no fornecimento de energia elétrica à população, a EDP está comprometida em contribuir para o desenvolvimento sustentável dos municípios que fazem parte da sua área de concessão. Com iniciativas como essa, a EDP estimula a utilização segura, eficiente e racional da energia elétrica”, afirma o diretor da EDP no Espírito Santo, Fernando Saliba. 

Esta é a terceira vez em que a cidade de Ponto Belo é contemplada no Programa de Eficiência Energética da EDP. O município já recebeu ao todo 884 luminárias novas de LED em investimento de mais de R$ 900 mil, que vai gerar uma economia de 700 MWh/ano e redução de demanda na ponta de 157,49 kWp. Isso acontece porque a durabilidade da lâmpada LED é muito superior ao sistema usado anteriormente.

Dessa forma, contribui para a redução do consumo e redução nos custos de manutenção. Entre os benefícios proporcionados à população com a tecnologia, está um maior conforto visual e nitidez ao transitar pelas ruas. O novo modelo também gera menor impacto ambiental por não conter mercúrio e outros componentes nocivos em sua composição. 

Escola municipal e prefeitura de Ponto Belo receberão sistemas para a geração de energia

Prefeito de Ponto Belo, Jaime Santos Oliveira Júnior, e do diretor da EDP no Espírito Santo, Fernando Saliba

Projetos

 A Chamada Pública de Projetos da EDP, na categoria Iluminação Pública, já contemplou ações para substituição de 4.000 luminárias comuns por LED nas cidades de Alegre, Muqui, Rio Novo do Sul, Vargem Alta, Ponto Belo, Linhares e Serra.

A Chamada Pública de Projetos do Programa de Eficiência Energética da EDP é regulada pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL. Mais informações em: https://www.edp.com.br/eficiencia-energetica/