error: O conteúdo está protegido !! Compartilhe
A18a4fd91a4d81dccf1abc73e5afc150

Espírito Santo ganha primeira Federação dos Cafés


Na manhã desta quarta-feira (03), o Governo do Estado, por meio do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), participou da Assembleia Geral de fundação da Federação dos Cafés do Estado do Espírito Santo (Fecafés). A reunião aconteceu no Palácio Anchieta, em Vitória, e contou com a participação de representantes de produtores e diversas autoridades.

Espírito Santo ganha primeira Federação dos Cafés 1

O governador do Estado Renato Casagrande afirmou que o café é motivo de orgulho para os capixabas. “Consolidar a marca do café capixaba é importante e por isso estamos no início de uma proposta que visa fortalecer essa marca no mundo todo. A Federação está se formando agora e poderá ajudar muito nesse fortalecimento”, afirmou.

Casagrande também destacou que o café é mais do que um produto agrícola, devendo ser ainda uma cultura inovadora, agregando valor por meio de pesquisas e extensão rural. “Quando apoiamos o resgate do Incaper, do Idaf e fortalecemos o papel da Secretaria de Agricultura, dando estrutura e melhorando sua infraestrutura no Estado, mostramos a importância de se valorizar o agricultor”, completou.

A Fecafés é constituída por quatro cooperativas que atuam na cafeicultura de Conilon do Espírito Santo: Cooabriel, Coopeavi, Cafesul e Coopbac. As cooperativas atuam como apoiadoras e gestoras da Federação. A missão inicial da federação é gerir a IG (Indicação Geográfica) do Conilon capixaba.

“O Espírito Santo é o maior produtor de café Conilon do Brasil e um dos maiores do mundo e a criação da Federação é um grande avanço para o setor cafeeiro. Quando lutamos de forma coletiva junto ao Governo do Estado estamos caminhando para a consolidação conceitual do café do Estado”, afirmou o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Paulo Foletto.

O Incaper, que já atua promovendo soluções tecnológicas e sociais por meio de ações integradas de pesquisa, assistência técnica e extensão rural aos cafeicultores capixabas, participou da concepção da Fecafés. “O café é o primeiro produto agropecuário a criar uma Federação. Isso demonstra a importância do Conilon e valoriza a cafeicultura do nosso estado”, reforçou o diretor-presidente do Incaper, Antonio Carlos Machado.

“A Federação é importante para o desenvolvimento regional e a valorização do cafeicultor. Estamos dando um importante passo para que o nosso café seja reconhecido em qualquer lugar do mundo”, destacou a analista da unidade de Agronegócio do Sebrae, Cintya Pereira Soares.

Na ocasião foi assinado o termo de posse da Diretoria e do Conselho Administrativo da Federação. O corpo diretivo será composto pelo diretor presidente, Luiz Carlos Bastianello (Cooabriel) e pelo diretor administrativo-financeiro, Erasmo Carlos Negros (Coopbac). “A Fecafés está sendo constituída a partir da IG [Indicação Geográfica], mas transcende. Agradecemos a oportunidade que o Governo do Estado está nos dando na estruturação da IG do café Conilon capixaba”, disse Erasmo.

IG – Indicação Geográfica

Há três processos que buscam o reconhecimento dos cafés produzidos no Espírito Santo: Caparaó, Cafés das Montanhas do ES e Conilon Capixaba. Entre os produtos do Espírito Santo que já possuem certificação de origem estão o Cacau em amêndoas, de Linhares; as Paneleiras de Goiabeiras, de Vitória; o Mármore, de Cachoeiro de Itapemirim, o Socol de Venda Nova do Imigrante e o Inhame de São Bento de Urânia (Alfredo Chaves). Além dos cafés, outras solicitações estão em andamento, como a Carne de Sol do Extremo Norte Capixaba, a pimenta-rosa e a pimenta-do-reino.

error: O conteúdo está protegido !! Compartilhe