Espírito Santo inicia serviço de agendamento de testes RT-PCR

Governador Casagrande anunciou novidade durante transmissão ao vivo pelas redes sociais.

 

Os capixabas que queiram realizar o exame de RT-PCR para confirmação do novo Coronavírus (Covid-19) contarão com uma nova ferramenta disponibilizada pelo Governo do Estado: um site de agendamento exclusivo. A novidade foi anunciada pelo governador Renato Casagrande durante transmissão ao vivo pelas redes sociais na tarde desta terça-feira (13).

Quatro pontos de atendimento passam a atender as demandas oriundas do agendamento realizado pelo site, são eles: Hospital Estadual Central (HEC) e o Aeroporto de Vitória, ambos na Capital; Hospital Estadual Jayme Santos Neves (HEJSN), na Serra; e o Hospital Infantil Francisco de Assis (HIFA), em Cachoeiro de Itapemirim. A partir do dia 23 de julho, o Hospital Estadual de Urgência e Emergência “São Lucas” também iniciará a testagem.

Serão disponibilizados a partir desta quarta-feira (14) agendamentos das 7h30 às 18h – de acordo com os horários definidos em cada unidade, tendo os resultados liberados aos pacientes em até 48h pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES). Os agendamentos poderão ser realizados de segunda a segunda.

Em sua fala, o governador destacou a importância de mais essa iniciativa do Governo do Estado no enfrentamento à pandemia da Covid-19. “Quando se testa muito, consegue isolar as pessoas e assim diminuir a contaminação. Esse é mais um serviço importante que estará no site Acesso Cidadão, em que qualquer pessoa poderá realizar seu agendamento gratuito de teste e também buscar seu resultado. O Espírito Santo está se caracterizando como o mais transparente do Brasil em todas as avaliações”, destacou.

Casagrande prosseguiu: “Transparência é fundamental, pois gera confiança e engajamento para que as pessoas possam contribuir e assim a gente possa salvar vidas juntos.  Estamos em uma fase de resultados da gestão que fizemos ao longo da pandemia.”

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, ressaltou que essa é mais uma ação do Governo do Estado para promover a massificação da testagem contra a Covid-19. “É mais um passo importante para consolidar a fase de recuperação da última curva de casos que vivemos no Espírito Santo, além do respeito aos protocolos e a massificação de testagem como nos terminais do Sistema Transcol, e agora com o sistema para agendamento de testes de RT-PCR, que poderá ser realizado por qualquer pessoa que queira testar, não sendo necessário ter sintomas”, disse.

Nésio Fernandes destacou ainda o investimento do Estado no Sistema Único de Saúde (SUS), que permitiu ao Laboratório Central a realização de 4.500 testes de RT-PCR por dia. “O RT-PCR é o padrão ouro de testagem para identificar o SARS-CoV-2, e o Estado consolida uma estratégia de testagem em massa ofertando o agendamento on-line. Intensificando esse processo, os resultados também poderão servir para organização de sentinela, perceber como está se comportando a circulação do vírus na população”, completou.

O subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, informou sobre a possibilidade de inserção de novos pontos de testagem por meio da plataforma. “O município que tiver interesse poderá cadastrar o seu ponto de testagem e disponibilizar os horários para fazer o agendamento pela internet, por meio da plataforma”, enfatizou.

De acordo com o gerente de Tecnologia da Informação da Secretaria da Saúde (Sesa), Marcio Merçon, a plataforma anunciada poderá ser expandida e utilizada para demais serviços da Saúde que sejam passíveis de agendamento. Ele citou ainda a segurança de todo o processo. “A plataforma está no datacenter do Governo do Estado, uma estrutura de tecnologia para cuidar da performance e da segurança”, declarou.

Como fazer o agendamento

Para ter acesso ao agendamento, o cidadão deverá realizar inicialmente o seu cadastro no “Acesso ao Cidadão” (https://acessocidadao.es.gov.br/Conta/Entrar?ReturnUrl=%2F) do Governo do Estado. Feito o cadastro, o próximo passo é entrar no site da Saúde, na lateral esquerda, clicando em “Agendamento”, haverá a opção “Realizar Agendamento”, que solicitará dados como CPF, Cartão SUS, nome, e-mail e telefone.

Ao disponibilizar o CPF, o sistema buscará no banco de dados do Ministério da Saúde, e sendo encontrado, preencherá automaticamente o Cartão SUS e o nome do usuário. Há a opção de realizar agendamento para si próprio ou para terceiros, precisando estar munidos dos dados acima para conclusão do processo.

Na plataforma, serão disponibilizados ícones para acompanhar o agendamento e, após a realização da coleta do exame, o “Laudo Web”, onde receberá o resultado. No dia do exame, é importante se atentar corretamente ao horário solicitado e levar um documento de identificação com foto.