Feriado de Réveillon: confira o que funciona nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro na área da saúde

 

Em virtude do feriado internacional de 1º janeiro, o Governo do Espírito Santo decretou ponto facultativo nas repartições públicas do Estado nesta sexta-feira (31). Com isso, serviços administrados pela Secretaria da Saúde (Sesa) que não prestam atendimentos de urgência e emergência funcionam até esta quinta-feira (30) e retornam às atividades na próxima segunda-feira (03).

As Farmácias Cidadãs Estaduais de Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Guaçuí, Itapemirim, Linhares, São Mateus, Nova Venécia, Serra, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha e Vitória funcionarão de acordo com as informações descritas acima.

Os Centros Regionais de Especialidades (CRE’s) de Colatina, Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus, Metropolitano e os hemocentros regionais localizados em Colatina, Linhares e São Mateus também retornarão com o expediente normal na próxima segunda. O hemocentro de Vitória funcionará das 07 às 18h20 até o dia 31; no dia 1º estará fechado, retomando o funcionamento normal nos dias seguintes.

O Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes) terá o atendimento realizado no ambulatório do local suspenso, entretanto, as internações serão mantidas durante esta sexta e no fim de semana.
Testagem nos pontos estratégicos do Estado

Durante o ponto facultativo desta sexta-feira (31) e feriado de Réveillon (1º), a testagem para Covid-19 no Aeroporto de Vitória será realizada 24h por dia.

Já na Rodoviária de Vitória, o atendimento será realizado das 08h às 16h, dia 31 e 1º, retornando normalmente na próxima segunda-feira (03).

Os pontos disponibilizados no terminal de Jardim América, Itaparica, Laranjeiras, Central de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa-ES) e Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) funcionam até esta quinta-feira (30) e retornam na segunda.

A testagem por agendamento será realizada nos hospitais Himaba, Jayme Santos Neves e Central nos dias 31 e 1º.

Além desses pontos, a população pode realizar a testagem por meio de agendamento on-line, no link: https://agendamento.es.gov.br/.
Serviços de Urgência e Emergência que mantêm o atendimento normal:

– Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192).

– Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox): Os profissionais de Saúde e a população em geral podem ligar para o número 0800-283-9904 (atendimento 24 horas) para receber orientações de como proceder em caso de intoxicação por medicamentos, plantas, contatos com animais peçonhentos ou outro motivo. A ligação é gratuita.

– Hospitais Estaduais:

– Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves (HEJSN), na Serra;
– Hospital Estadual Dr. Dório Silva (HEDS), na Serra;
– Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG), em Vitória;
– Hospital Estadual de Urgência e Emergência “São Lucas” (HEUE), em Vitória;
– Hospital Estadual Antônio Bezerra de Faria (HEABF), em Vila Velha;
– Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha;
– Hospital Estadual Dr. Nilton de Barros, em Vila Velha;
– Hospital Estadual de Atenção Clínica (HEAC), em Cariacica – emergências psiquiátricas;
– Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares (HERAS), em São Mateus;
– Hospital e Maternidade Silvio Avidos (HEMSA), em Colatina;
– Hospital Estadual Dr. João dos Santos Neves (HEJSN), em Baixo Guandu;
– Hospital Estadual São José do Calçado (HESJC);
– Unidade Integrada Jerônimo Monteiro (UIJM);
– Hospital Estadual Dr. Alceu Melgaço Filho (HDAMF), em Barra de São Francisco;
– Centro de Atendimento Psiquiátrico Dr. Aristides Alexandre Campos (CAPAAC), em Cachoeiro de Itapemirim – emergências psiquiátricas.