Festival marca o início da temporada das baleias-jubarte no litoral capixaba

Postado em 2 de junho de 2022


Festival marca o início da temporada das baleias-jubarte no litoral capixaba 1
O evento Festival da Baleia é uma ferramenta de sensibilização em prol da conservação da espécie e do ecossistema marinho.

 

Acontece neste domingo (05), o Festival da Baleia, em Vitória. O evento que marca o início da temporada de baleias no Espírito Santo, é um dos 19 eventos beneficiados pelo Edital realizado pela Secretaria de Turismo (Setur). Será no Estacionamento do Shopping Vitória a partir das 17h e contará com opções de alimentação e apresentações das bandas Macucos, Xá da Índia, Chorou Bebel e da kombi sonorizada do Dj Zappie.

O objetivo é destacar o potencial do turismo de observação de baleias no Espírito Santo, Estado que recebe a visita de mais de 20 mil baleias-jubarte todos os anos. “A temporada das baleias-jubarte no litoral capixaba, hoje, é um produto turístico elaborado por muitas mãos e que traz para nosso Estado turistas de várias partes do País gerando emprego e renda”, afirma o secretário de Estado de Turismo, Fernando Rocha.

O produto observação de baleias, segundo o secretário, foi construído pelo estímulo dos pesquisadores locais que junto da Setur e da cadeia produtiva do turismo foi organizado, realizadas capacitações para, hoje, termos agências, guias, embarcações para atender ao público interessado em observar as baleias.

O Festival acontece desde 2017 e reúne artistas, ambientalistas, ONGs e a sociedade capixaba para prestigiar um dos maiores tesouros naturais do Estado, as baleias-jubarte. O evento é uma ferramenta de sensibilização em prol da conservação da espécie e do ecossistema marinho.

Sandro Firmino, coordenador do projeto, destaca a importância das baleias-jubarte para o contexto socioambiental capixaba. “Utilizamos a arte como ferramenta para sensibilizar pessoas”, afirmou.

Meio Ambiente

No mesmo dia do festival, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o Projeto Amigos da Jubarte promoverá uma ‘Ação Coletiva em Prol da Vida Marinha’.

O evento acontecerá na Curva da Jurema, das 8h às 11h. Durante o evento haverá uma sensibilização sobre a importância do consumo consciente e do descarte correto de resíduos sólidos por meio da limpeza da praia, de atividades de educação ambiental e de intervenções artísticas.

Dentro do mesmo tema acontece no segundo piso do Shopping Vitória a exposição fotográfica “Entre Baleias e Golfinhos”, que mostra a riqueza da biodiversidade marinha presente no litoral capixaba. O público poderá conhecer a história do Projeto Amigos da Jubarte e interagir com imagens selecionadas por meio de QR Code e realidade aumentada. A exposição ficará aberta ao público de 05 a 30 de junho.


Deixe sua Opinião:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido !! Compartilhe