error: O conteúdo está protegido !! Compartilhe
A18a4fd91a4d81dccf1abc73e5afc150

Findes e prefeituras do Norte firmam acordo para estimular parcerias público-privadas


 Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e o consórcio ProdNorte – formado por 12 municípios do Norte capixaba – firmaram nesta terça-feira (26) um termo de cooperação para estimular implantação de projetos de concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs) no Estado.  

Foto_Siumara Goncalves_Findes (2)

Federação das Indústrias e consórcio ProdNorte assinaram termo de cooperação para estimular o desenvolvimento socioeconômico capixaba

 

A iniciativa será viabilizada por meio do programa de Aceleração das Alianças Público-Privadas (APPs) da Findes, e tem o objetivo de contribuir para a melhoria da infraestrutura, do ambiente de negócios e para o desenvolvimento socioeconômico dos municípios e do Espírito Santo como um todo.  

A assinatura do convênio aconteceu na sede da Federação, em Vitória, e reuniu prefeitos, lideranças empresariais e autoridades. Na ocasião, a presidente da Findes, Cris Samorini, agradeceu a participação dos gestores e a confiança na entidade para a realização desse projeto.  

“Sabemos que existem muitos desafios a serem superados pelos municípios, mas também existem muitas oportunidades que podemos, de forma conjunta, trabalhar para alcançarmos melhorias. E, para nós, é muito importante receber essa confiança de vocês, prefeitos. Nossa gestão tem um compromisso imenso com o diálogo e com o avanço em resultados que nos levem ao crescimento.”  

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCES), Rodrigo Chamoun, também esteve presente no evento de assinatura do termo de cooperação e elogiou a iniciativa da Findes de auxiliar as prefeituras, de forma técnica, a estruturar as PPPs 

Ele destacou que o órgão também tem trabalhado para ajudar na melhoria do ambiente de negócios, lembrou que o TCES criou um setor de desestatização para acompanhar os processos e reforçou a importância da segurança jurídica envolvendo o tema.  

Para o prefeito de Montanha e presidente do ProdNorte , André Sampaio, a cooperação entre o consórcio e a Findes tende a trazer excelentes frutos para os municípios, especialmente em áreas como infraestrutura, saneamento e energia. “Estou muito feliz de saber que podemos contar com a Findes para estruturar os municípios. Este é um sonho para nós.” 

Paulo Meneguelli, subsecretário de Estado de Integração e Desenvolvimento Regional da Sectides, parabenizou os envolvidos pela parceria. “É muito importante a definição de pautas e prioridades conjuntas. Muita coisa boa pode acontecer quando a gente se une. O Estado está no caminho certo e tem muito mais coisa boa para ser realizada.” 

Na visão do vice-presidente da Findes, Paulo Barona, no país, há uma grande necessidade por investimentos em infraestrutura na área pública, mas existem muitas limitações fiscais que impedem que projetos sejam realizados na velocidade desejada. “Por isso, a aproximação entre os entes públicos e o setor privado é uma iniciativa tão importante e uma alternativa para atrair e aplicar recursos em áreas extremamente sensíveis.” 

Prodnorte 

 O consórcio ProdNorte é formado pelos municípios de: Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, São Mateus, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo e Vila Pavão. 

Por Beatriz Seixas


error: O conteúdo está protegido !! Compartilhe