Forró da Tábua Lascada começa nesta sexta-feira em Pedro Canário

Começa nesta sexta-feira (28) às margens da BR 101 em Pedro Canário, o XXXII Forró da Tábua Lascada. De acordo com a Secretaria de Cultura e Turismo, são esperados mais de 50 mil foliões durante os três dias de evento. Entre as atrações, estão confirmados os shows musicais dos cantores Tierry, Forró Boys, Israel Novaes e Carlinhos Rocha, além de cantores locais.

Forró da Tábua Lascada começa nesta sexta-feira em Pedro Canário

Atração Nacional, o Cantor Tierry, faz apresentação no Sábado. 

“O Forró da Tábua Lascada é uma das festas mais tradicionais do Espírito Santo. E, esse ano a festa promete, teremos dois palcos para a apresentação dos artistas, além de uma estrutura gigantesca para receber os nossos cidadãos e turistas da melhor forma possível. A festa injeta um volume considerável de recursos no comércio, além de gerar diversos empregos temporários neste período festivo. Esperamos que a população agrade com a nossa programação, que foi feita com muito carinho. Dentro das possibilidades, queremos fazer com que a festa seja inesquecível e espetacular” – disse o prefeito Bruno Araújo.

A Secretária de Cultura e Turismo, Ana Késia Silva, reforçou que o evento é familiar e contará com reforço na segurança e “A Tábua Lascada é uma festa para todos, de criança a idoso, é uma festa que marcou a história da nossa cidade e por isso, preparamos ela com muito carinho para todos curtirem. Teremos o reforço da Polícia Militar, Civil e segurança privada. Além disso, o evento contará com  praça de alimentação, parque de diversões, show pirotécnico, exposições temáticas sobre a história de Pedro Canário e a nossa tenda da cultura que todos os anos chama a atenção na festa, será um evento histórico”.

Forró da Tábua Lascada começa nesta sexta-feira em Pedro Canário

História

A Festa Comunitária de Pedro Canário (nome antigo) aconteceu pela primeira vez nos dias 28 a 30 de junho de 1981 como festa de bairro organizada pela comunidade, liderada pelo casal Marílio Martins Mafra (in-memoriam) e Marina Martins Mafra, sendo realizada de maneira quase ininterrupta ao longo dos anos.

O nome Forró da Tábua Lascada surgiu em 1982 devido ao suposto desgaste do tablado de madeira da festa anterior e, quando as pessoas eram indagadas, usavam uma expressão bem característica à época: “Dancei tanto que lasquei a tábua”.

Já em 2009 a 2016, a festa deixou de ser realizada na cidade, um verdadeiro hiato na folia de quase uma década.  Em 2017, a Prefeitura de Pedro Canário resgatou a folia esquecida e retornou com a tradição e a esperança de uma população que sonhava ansiosamente pela festa.

Entretanto, em 2021 e 2022, o forró voltou a ser interrompido, desta vez em virtude da pandemia da covid-19 e os protocolos sanitários que impediam a realização de eventos. Em 2023, a Prefeitura de Pedro Canário anunciou o retorno da tradição, que deve contar com atrações nacionais e regionais e, como ainda, o famoso show pirotécnico.

Confira a programação completa da festa

Sexta-Feira (28/07):

21h: Look de Patrão

0h: Israel Novaes (atração nacional)

3h: Léo Mai 

Sábado (29/07):

21h: Bruno Sampaio

0h: Tierry (atração nacional)

3h: Cristian Greik 

Domingo (30/07):

21h: Carlinhos G

23h: Carlinhos Rocha (ex-Chapahall´s)

3h: Evandro Rocha.

Forró da Tábua Lascada começa nesta sexta-feira em Pedro Canário