Gestantes de Montanha vão percorrer 100 Km a menos para terem os seus bebês

As gestantes montanhenses não precisam mais se deslocar 200 Km até Colatina para terem seus bebês. Um convênio entre a Prefeitura de Montanha e o Hospital Maternidade São Mateus agora permite que elas tenham seus filhos na cidade vizinha do norte do estado, que fica 100 Km mais perto.

WhatsApp Image 2023-10-03 at 8.58.18 AM

Além do parto de gestantes de risco habitual, caso de cerca de 90% das grávidas de Montanha, o convênio engloba assistência ao recém-nascido por até 30 dias e às puérperas até 42 dias depois do parto. Entre os exames incluídos na assistência estão os testes da orelhinha e do coraçãozinho. Os bebês também vão sair vacinados do Hospital.

Hoje, as gestantes de Montanha já fazem o pré-natal na cidade e contam com acompanhamento nas oito unidades de saúde do município. “Esse convênio garante mais conforto às mamães da nossa cidade, que vão levar 1 hora a menos para chegarem ao hospital e terem seus bebês. As crianças terão todo o cuidado em um hospital que é referência no norte do estado”, diz o prefeito André Sampaio.

WhatsApp Image 2023-10-03 at 8.58.18 AM (1)

Prefeito André Sampaio (PSB)

 

O prefeito explicou, ainda, que as existe a possibilidade de o Hospital Maternidade São Mateus inaugurar uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin), no ano que vem, e que Montanha já demostrou interesses em um convênio com a instituição para casos de gestação de alto risco.