Governador firma compromisso para adesão ao pacto por desenvolvimento sustentável da ONU

Postado em 8 de novembro de 2022


Governador firma compromisso para adesão ao pacto por desenvolvimento sustentável da ONU 1
Governador Renato Casagrande. Foto: Hélio Filho/Secom

 

Em sintonia com as melhores práticas da agenda ESG – sigla em inglês para ambiental, social e governança -, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, assinou, nesta terça-feira (08), a Carta de Compromisso para adesão ao Pacto Global, iniciativa de sustentabilidade promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Casagrande, que também preside o Consórcio Brasil Verde, vai participar da Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 27, que começa nesta sexta-feira (11) no Egito.

“Temos que seguir as agendas modernas para o planeta. É possível sim aliar desenvolvimento com a proteção ambiental. A cada ano o Espírito Santo dá passos em direção a um mundo mais sustentável. No ano passado, assumimos compromissos e nos tornamos um dos Estados a assinar o Race to Zero e Race to Resilience e agora assinamos a carta para aderir ao Pacto Global. Novamente vamos à COP 27 como presidente do Consórcio Brasil Verde, que reúne 22 governadores de todo País, amadurecendo nossas agendas e programas ambientais”, pontuou Casagrande.

Ao solicitar a adesão à iniciativa, o Governo do Estado assume o compromisso de apoiar e implementar na administração pública os Dez Princípios do Pacto Global, que engloba ações nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção, além de fomentar a adoção dos temas na esfera privada.

Ao integrar o Pacto Global, o Estado do Espírito Santo também assumirá a responsabilidade de contribuir para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, realizada em setembro de 2015.

A agenda é composta por 169 metas a serem atingidas até 2030 nas áreas social, ambiental, econômica e institucional. Entre as metas estão: a erradicação da pobreza, o investimento em energia limpa e a redução das desigualdades sociais e de gênero.

A solicitação de adesão ao Pacto Global contou com o apoio institucional da Secretaria de Controle e Transparência (Secont), que vem atuando pela implementação da agenda ESG no Estado.

O Pacto Global é hoje a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 16 mil participantes, entre empresas e organizações, distribuídos em 70 redes locais, que abrangem 160 países.

É uma iniciativa voluntária que fornece diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, chamando as empresas e as instituições a alinharem suas estratégias e operações a dez princípios universais com o objetivo de desenvolver ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade.

“O Pacto Global é a mola propulsora de um Estado que já lidera a agenda da sustentabilidade e da responsabilidade social, e agora assume um compromisso que consolida as agendas mais modernas para o planeta, e que muito além da área pública, é também a agenda mais moderna – e lucrativa – no mundo privado”, ressaltou o secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata.

COP 27

O governador do Espírito Santo foi indicado à presidência do Consórcio Brasil Verde, que faz parte do movimento Governadores pelo Clima, que conta com a participação de 22 Estados. Em 2021, Casagrande representou o Brasil na COP 26, que aconteceu em Glasgow, na Escócia. Na ocasião, se reuniu com representantes dos Estados Unidos, China, União Europeia e com o então herdeiro do trono britânico Príncipe Charles, agora Rei Charles III.

Casagrande apresentou o escopo do projeto do Consórcio Brasil Verde, além dos programas e projetos escolhidos pelos governadores para que pudessem receber investimentos. Dentre os projetos, está o Reflorestar, do Governo do Espírito Santo, um dos principais programas de reflorestamento do mundo.

Portal ESG ES

Em março último, o Governo do Estado lançou o portal “ESG ES”, reafirmando seu compromisso com as melhores práticas em responsabilidade ambiental, social e em governança. O Portal pode ser acessado no endereço https://portalesg.es.gov.br/ e traz todos os projetos estratégicos do Governo classificados na Agenda ESG. Para a classificação, foram utilizados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

O trabalho foi realizado em parceria entre a Secont, a Secretaria de Economia e Planejamento (SEP) e o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado (Prodest). O objetivo é fomentar a adoção da Agenda ESG no Estado, tanto por parte das instituições públicas quanto pelas empresas. As informações são apresentadas em um Painel de BI (Business Intelligence), o que facilita a visualização e o entendimento.


Deixe sua Opinião:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido !! Compartilhe