error: O conteúdo está protegido !! Compartilhe
A18a4fd91a4d81dccf1abc73e5afc150

Governo distribui cadernos pedagógicos de alfabetização para toda rede pública capixaba


Governo distribui cadernos pedagógicos de alfabetização para toda rede pública capixaba 1
Governador Renato Casagrande participou da cerimônia de início da entrega dos materiais.

 

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), vai distribuir materiais didáticos do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes) para todas as escolas da rede pública capixaba. Nesta terça-feira (10), o governador Renato Casagrande participou da cerimônia que marcou o início da entrega dos materiais, realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Gladiston Regis Barbosa, em Cariacica.

O material será distribuído para todas as secretarias municipais da Educação até o dia 31 de agosto, em um investimento do Governo do Estado de quase R$ 2,7 milhões.

“Eu prefiro os livros, pois constroem uma sociedade democrática e livre. Temos que ter um trabalho forte voltado para a educação. Um governante que quer uma sociedade que busca a paz, precisa entender que vivemos em um País em que a qualidade da educação precisa ser buscada incansavelmente. O Espírito Santo tem a melhor nota do Ensino Médio do Brasil, que é uma nota 5 – o que significa que ainda precisamos melhorar. Ter uma educação de qualidade sempre foi nossa prioridade e agora na pandemia ainda mais, pois foi a área mais afetada”, afirmou o governador.

 

Governo distribui cadernos pedagógicos de alfabetização para toda rede pública capixaba 2
Material será distribuído para todas as escolas da rede pública capixaba.

O material didático complementar do Paes é um recurso pedagógico que oferece subsídio ao trabalho do professor para que aconteça o desenvolvimento da aprendizagem do estudante de forma significativa e equânime, levando em consideração a singularidade dos estudantes.

As equipes das Superintendências Regionais de Educação (SREs) e das secretarias municipais de educação participaram do processo de ressignificação e elaboração do material pedagógico em articulação com a Gerência de Educação Infantil e Ensino Fundamental (GEIEF) da Sedu e assessoramento de uma consultora.

O material propõe uma rotina didática para as salas de alfabetização, com foco na apropriação do sistema de escrita alfabética, trazendo atividades de leitura, escrita e produção de textos. Foi estruturado a partir de tempos didáticos que orientam o docente em dois momentos: tempo de leitura e oralidade e tempo de escrita, ambos contemplados no material do aluno e no material do professor e expressam a perspectiva de alfabetização e letramento imersa nas práticas socioculturais de oralidade, leitura e escrita abordada no currículo do Espírito Santo para os anos iniciais do Ensino Fundamental.

“São quase 200 mil kits com todos esses livros para professores e para alunos. É mais um investimento do Governo Casagrande, que tem feito diversas ações de apoio aos municípios, e aqui estamos diante de mais uma delas. É uma ação extremamente importante, do qual eu me orgulho muito”, declarou o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo.

A vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes, também participou da cerimônia. “Considero este um dos momentos importantes do nosso Governo. As próximas gerações verão os resultados desta ação focada em recuperar o tempo perdido com a pandemia. Eu acredito nos nossos gestores da educação, eu acredito nas nossas professoras e professores, eu acredito, principalmente, nos nossos alunos e na sua capacidade de retomar. Muita coisa é perecível, mas a educação é eterna. A educação muda a vida, eu sou um exemplo disso. Agradeço ao governador, aos parceiros e às nossas equipes na condução deste plano”, completou.

O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio, falou sobre a importância de mais essa entrega do Governo do Estado. “Cada pedra que movo aqui em Cariacica, tenho ajuda do governador do Estado, que é parceiro dessa nova cidade que estamos construindo. Você conhece o gestor pelo investimento que ele faz na educação. O Paes vai melhorar a qualidade de ensino das nossas crianças”, disse.

Material didático complementar

A disponibilização do material didático complementar, intitulado “coleção Paes”, é para todos os estudantes e professores do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental da rede pública capixaba que, somada à formação do ciclo de alfabetização, contribui para o fortalecimento da aprendizagem, potencializando, assim, o regime de colaboração entre Estado e municípios no sentido de assegurar o direito de aprender das crianças capixabas.

O material foi resultado da parceria com o Governo do Ceará e ressignificado por profissionais da rede pública de ensino capixaba, que buscou aproximar esse recurso pedagógico da realidade sociocultural, perspectivas metodológicas e práticas de alfabetização do território.

É destinado a quem?

Destinado a estudantes e professores dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, o material didático complementar do Paes tem como objetivos:

– A alfabetização das crianças na perspectiva do letramento;

– Formar professores no contexto da sua prática;

– Propor uma rotina didática com a organização dos tempos didáticos;

– Atividades e aplicabilidade em sala de aula;

– Orientar pedagogos e professores sobre a utilização do material didático complementar.

A proposta do material didático complementar está pautada em três eixos:

– Linguística;

– Apropriação do sistema de escrita alfabética;

– Organização didática e materiais.

Paes

O Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes) é uma iniciativa da Secretaria da Educação (Sedu), desenvolvida em regime de colaboração com os municípios, com o objetivo de apoiar os professores das redes Estadual e Municipal no processo de alfabetização dos estudantes capixabas.

A premissa é assegurar educação de qualidade para todos os estudantes capixabas por meio de ações conjuntas entre o Estado e os municípios. Para alcançar seus objetivos, o Paes fomenta ações a fim de promover a melhoria contínua da aprendizagem. Essas ações estão divididas em três eixos de atuação:  apoio à gestão, fortalecimento da aprendizagem e planejamento e suporte.


error: O conteúdo está protegido !! Compartilhe