Governo do Estado anuncia reforço de policiamento no Território do Bem

O governador Renato Casagrande esteve no Destacamento de Polícia Militar (DPM) do bairro São Benedito, em Vitória, para anunciar novas ações, dentro das diretrizes do programa Estado Presente em Defesa da Vida.

 

O governador do Estado, Renato Casagrande, esteve, na tarde desta quarta-feira (19), no Destacamento de Polícia Militar (DPM) do bairro São Benedito, em Vitória, para anunciar novas ações, dentro das diretrizes do programa Estado Presente em Defesa da Vida, para a região do Território do Bem, que engloba os bairros de Itararé, Jaburu, Bairro da Penha, Bonfim, Engenharia, Consolação, Floresta, Gurigica, além do próprio São Benedito.

A região terá um reforço no efetivo da Polícia Militar, por meio da implantação de escala extra, com objetivo de aumentar o combate às ações criminosas no local, com maior presença das forças de segurança na proteção aos moradores. A previsão é um investimento de R$ 160 mil por mês e não há prazo final para a medida.

A unidade será composta por efetivos da Companhia Independente de Missões Especiais (CIMEsp), Companhia Independente de Operações com Cães (CIOC) e Forças Táticas (FT) das Unidades Operacionais do Comando de Polícia Ostensiva Metropolitano (CPOM) da PMES, em todos os dias da semana, em horários estratégicos.

De acordo com o governador, as ações tiveram início na última semana e não tem data para acabar. “Se for preciso, as forças de segurança pública permanecerão aqui na comunidade para que a gente possa dialogar com as entidades da sociedade, como, por exemplo, as igrejas que trabalham aqui. Para que a gente possa dialogar com cada membro dessa comunidade para poder dar mais segurança a essas pessoas, ao mesmo tempo em que a gente reforça o policiamento”, pontuou.

Casagrande destacou também os diversos trabalhos na área social que são desenvolvidos na região, como a promoção de qualificação profissional dentro do Programa Qualificar ES, a entrega de cestas básicas e o Centro Regional das Juventudes, que vai funcionar nessa região do Território do Bem.

“São diversas ações na área social para que junto com a parte policial possamos fortalecer o trabalho na área de segurança pública. Até porque não podemos colocar nos ombros dos policiais todo o dever de reduzir a violência. Esse é um trabalho que envolve todos os órgãos do Governo, também a Prefeitura, as comunidades e as famílias. Por isso que a gente veio aqui, para simbolizar e anunciar essa presença mais próxima do Estado e da PM aqui nesta região. Para que isso seja uma presença tranquilizadora junto à comunidade”, disse o governador.

O coordenador do programa Estado Presente, o secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, destaca que o “Território do Bem” está sendo beneficiado com mais uma importante ação do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, que com uma visão transversal da política de segurança pública está estruturado em dois eixos: controle da criminalidade e prevenção da violência.

“No primeiro eixo, estamos implementando uma ação de policiamento de proximidade, para levar segurança à comunidade, e na outra ponta, levar oportunidades para jovens em situação de vulnerabilidade social. A prevenção da violência e a construção de uma cultura de paz estão diretamente relacionadas a um diagnóstico claro das condições de risco, à redução e controle das situações de vulnerabilidade à violência e ao fortalecimento de fatores de proteção e de defesa dos jovens em vulnerabilidade social”, argumentou Duboc.

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, também falou sobre a importância das ações do Programa. “Hoje foi um momento para demonstrar como o Estado Presente é grande, conseguindo unir as ações policiais e sociais. Para que a gente desenvolva uma cultura de paz nas comunidades. Iniciamos uma nova ação com a polícia, mas é importante enfatizar que o Governo já faz muitas ações no Território do Bem. Uma delas foi o Edital JuventudES Emergencial, que contemplou nove iniciativas de jovens da região”, lembrou.

Nara Borgo prosseguiu: “Também temos os cursos on-line e presenciais gratuitos oferecidos pelo Qualificar ES. Temos um território com jovens potentes e criativos, uma comunidade organizada. Em breve vamos ter o nosso grande projeto realizado neste território, que é a implementação de um Centro de Referência das Juventudes, para que possamos trazer ainda mais oportunidades para as nossas juventudes. Essa é a marca do Programa Estado Presente, caminhamos junto com todos os desafios, com diálogo com as comunidades, construindo um ambiente melhor para todas e todos.”

No “Território do Bem” será instalado um dos 14 Centros de Referência das Juventudes (CRJ), projeto que o Governo implantará no Estado, em parceria com os municípios e apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). “Nos CRJs vamos ofertar um conjunto de atividades para fortalecer vínculos sociais e comunitários, trabalhando e potencializando as habilidades dos jovens”, explica o secretário.

O Programa Estado Presente em Defesa da Vida tem como objetivo reduzir os índices de violência e criminalidade, com foco especialmente em crimes letais, trabalhando de forma integrada com as forças policiais do Estado e a parceria dos demais Poderes e órgãos que compõem o sistema de justiça criminal.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho, afirmou: “Nossa missão aqui não tem outro fim a não ser proteger as pessoas que aqui habitam. Uma entrada técnica, que resultou já em prisões e apreensões, buscamos a participação maciça da comunidade, com denúncias ao 181, e só esperamos trazer proteção. Além disso, dentro do programa Estado Presente, temos o eixo social que é fundamental. Uma grande entrega do nosso governador a essa região para aproximação com a população. Será um policiamento de proximidade e um investimento em recursos humanos.”

“Nós já estamos fazendo uma saturação qualificada desde a última semana. Isso significa a prisão de homicidas, traficantes e indivíduos com mandados de prisão. Mas aqui também faremos a polícia de proximidade, aquela polícia que vai entrar em contato com a comunidade, verificar os pleitos, buscar informações e interagir com os cidadãos que, em sua esmagadora maioria, é formado de pessoas de bem, que precisam da assistência do Estado. Esse programa só andou em um Estado que tem planejamento, gestão e liderança”, declarou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Douglas Caus.