error: O conteúdo está protegido !! Compartilhe
A18a4fd91a4d81dccf1abc73e5afc150

Governo do Estado lança primeira brigada de incêndio formada por pessoas com Síndrome de Down do Brasil


Governo do Estado lança primeira brigada de incêndio formada por pessoas com Síndrome de Down do Brasil 1
Solenidade de assinatura do Termo de Cooperação Técnica para a formação da primeira turma de brigadistas com pessoas com Síndrome de Down – PFoto: Hélio Filho/Secom

 

O Dia Nacional do Bombeiro, celebrado em 02 de julho, contou com uma programação especial no Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES). Na noite da última sexta-feira (02), os militares participaram de uma solenidade, com a presença do governador do Estado, Renato Casagrande, do secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho, do comandante-geral do CBMES, coronel Alexandre Cerqueira, e de outras autoridades.

O evento teve como ponto alto a assinatura do Termo de Cooperação Técnica para a formação da primeira turma de brigadistas com pessoas com Síndrome de Down. Pela primeira vez no Brasil, um Corpo de Bombeiros Militar vai iniciar uma turma de brigadistas formada por pessoas com Síndrome de Down. A Brigada Down é uma parceria do CBMES com a Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Síndrome de Down do Espírito Santo, a Vitória Down. Os alunos passarão por uma formação com carga horária de 20 horas e sairão preparados para atuarem como brigadistas.

“Essa formatura é um reconhecimento ao trabalho dos Bombeiros. A Brigada Down vai ser uma forma de romper preconceitos. Estou muito feliz com essa iniciativa de inclusão. Estamos fazendo investimentos importantes na instituição em reconhecimento ao trabalho que os Bombeiros realizam. Estão nos ajudando muito a salvar vidas na pandemia”, afirmou o governador Casagrande.

Reestruturação

Para a melhoria das condições de trabalho e qualidade do serviço prestado à sociedade, o Governo do Estado vem efetuando diversos investimentos no CBMES. O Corpo de Bombeiros Militar teve a frota renovada, com a aquisição de novas viaturas, bem como a construção de novas unidades e a recomposição dos quadros, com a formatura de novos soldados.

“São importantes investimentos que demonstram a atenção do governo do Estado com as forças de Segurança Pública como um todo. Agradecemos ao governador Renato Casagrande e aproveito este momento para parabenizar todos os bombeiros que dedicam suas vidas a cuidarem das pessoas”, afirmou o secretário Alexandre Ramalho.

Na solenidade, o comandante-geral do CBMES também homenageou autoridades com a Medalha “Mérito Nestor Gomes”. A honraria é conferida às autoridades civis, eclesiásticas e militares de outras forças que tenham se destacado pelo fortalecimento e desenvolvimento administrativo e operacional do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo.

“Este é um dia muito importante para os nossos militares e, por meio da Medalha Mérito Nestor Gomes, honramos aqueles que contribuem para o trabalho da nossa corporação. Os bombeiros não medem esforços para proteger a sociedade. Seja numa tarefa simples ou mais complexa, os bombeiros atuam com o máximo de cuidado e atenção. Não importa o tempo, o dia e a hora, quando o alarme toca e os bombeiros se acomodam nos caminhões com as sirenes ligadas, somente existe um pensamento. ‘Missão dupla o dever nos aponta: vida alheia e riquezas salvar’”, declarou o comandante-geral.

Os presentes também puderam ver de perto as viaturas utilizadas pelo CBMES para uso em combates a incêndios, salvamentos e resgates. O desfile reuniu caminhonetes, veículos de pequeno porte, ambulâncias e viaturas para o combate de incêndios florestais.

Brigada Down

A Brigada de Incêndio é um conjunto de pessoas que atuam no controle e prevenção a incêndio e pânico em organizações e empresas. Os brigadistas formados na Brigada Down estarão aptos a atuar na prevenção e combate a incêndios, evacuação de ambientes em risco, atendimento de emergências, primeiros socorros, checagem de extintores e saídas de emergência, entre outras atribuições. O curso ainda não tem data para começar, pois os alunos devem, primeiro, concluir o ciclo de imunização contra a Covid-19.

Texto: Camila Ferreira


error: O conteúdo está protegido !! Compartilhe