error: O conteúdo está protegido !! Compartilhe
A18a4fd91a4d81dccf1abc73e5afc150

Governo entrega posto avançado do Corpo de Bombeiros e anuncia mutirão de serviços oftalmológicos em Baixo Guandu


Governo entrega posto avançado do Corpo de Bombeiros e anuncia mutirão de serviços oftalmológicos em Baixo Guandu 1
Governador anunciou serviço na área da saúde e entregou posto avançado de Corpo de Bombeiros

 

O governador do Estado, Renato Casagrande, esteve nesta sexta-feira (26), no município de Baixo Guandu, para realizar a entrega de mais um posto avançado do Corpo de Bombeiros Militar e anunciar o início de um mutirão de serviços oftalmológicos para adultos e crianças em municípios da região.

“Credenciamos a empresa para fazer esse trabalho de procedimentos Oftalmológicos em Baixo Guandu e atendendo a população das cidades vizinhas. Sabemos o quanto é difícil fazer procedimentos na área da saúde. Praticamente zeramos a fila de cataratas. Estão sendo contratados 5 milhões de reais e temos a possibilidade de realizar mais de 60 mil consultas. Estamos felizes com essas entregas hoje”, disse o governador.

Por meio do Programa Saúde Fácil, foi contratada uma empresa especializada em oferecer serviços de oftalmologia, com um investimento anual de R$ 6 milhões para realização de 12.346 diagnósticos e cirurgias oftalmológicas em adultos e crianças. Os procedimentos serão realizados no Hospital Estadual Dr. João dos Santos Neves (HEJSN), em Baixo Guandu, e vão contemplar os 32 municípios da região Central e Norte de Saúde.

São eles: Água Doce do Norte; Águia Branca; Alto Rio Novo; Aracruz; Baixo Guandu; Barra de São Francisco; Boa Esperança; Colatina; Conceição da Barra; Ecoporanga; Governador Lindemberg; Ibiraçu; Jaguaré; João Neiva; Linhares; Mantenópolis; Marilândia; Montanha; Mucurici; Nova Venécia; Pancas; Pedro Canário; Pinheiros; Ponto Belo; Rio Bananal; São Domingos do Norte; São Gabriel da Palha; São Mateus; São Roque do Canaã; Sooretama; Vila Valério e Vila Pavão.

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, destacou que o credenciamento possibilita o acesso mais rápido da população aos serviços especializados oferecidos pelo Sistema único de Saúde, diminuindo a fila de espera pelos tratamentos.

“No ano passado, nós tivemos que interromper os procedimentos e consultas eletivas por conta da pandemia de Covid-19. Com o dado controle e administração da situação, conseguimos retomar, com um grande mutirão, o trabalho realizado em algumas regiões. Com a oferta desse serviço no hospital, nós já realizamos mais de 1.500 cirurgias de cataratas e zeramos essa fila. Acreditamos que ao longo de 2021 teremos fila zero de oftalmologia na região Central e Norte do Estado.”

Posto Avançado do Corpo de Bombeiros

O município também recebeu um posto avançado do Corpo de Bombeiros Militar, estrutura que vai aumentar a capacidade de atendimento da Corporação e abrigará ainda uma unidade nova do Serviço Móvel de Urgência (Samu 192) e a Defesa Civil local. A estrutura em Baixo Guandu também vai atender aos municípios de Itaguaçu e Itarana.

Casagrande falou sobre a importância de estruturar as forças de segurança para salvar vidas: “Parabéns aos Bombeiros que agora passam a trabalhar no município em conjunto com outras forças de segurança e também com a defesa civil. Ter uma base avançada dos Bombeiros é fundamental para salvarmos vidas. Agora com a pandemia, nós trabalhamos incessantemente para salvar todas as vidas e ter um atendimento rápido é fundamental para isso. Estamos levando o Samu 192 para todas as 78 cidades do Estado e ampliando em dez unidades o número de postos avançados dos Bombeiros”.

A nova unidade faz parte do Plano de Expansão da Corporação e vai contar com efetivo de 13 militares, além de um caminhão de busca e salvamento leve, uma caminhonete para combate a incêndio florestal, viatura de resgate e diversos equipamentos.  Ao todo, há previsão de implantação de dez estruturas semelhantes no Estado, sendo que duas já estão funcionando nos municípios de São Gabriel da Palha e Castelo.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho, elogiou mais uma entrega estrutural para a Corporação.

 

Governo entrega posto avançado do Corpo de Bombeiros e anuncia mutirão de serviços oftalmológicos em Baixo Guandu 2

“Esse é o programa Estado Presente em Defesa da Vida. Entregas e mais entregas à nossa sociedade. Os investimentos continuam sendo feitos nas nossas forças de segurança, como pede o governador Renato Casagrande, e quem ganha é a população, dessa vez da região noroeste, que terá um serviço de atendimento e salvamento mais rápido e eficaz. Seguimos trabalhando para melhorar dia após dia os locais de trabalho dos nossos militares”, afirmou.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, Cel. Alexandre Cerqueira, esteve presente à ocasião e destacou a importância do trabalho de expansão dos postos avançados: “ainda teremos a inauguração de outros sete e saltaremos de 17 para 27 unidades operacionais com o intuito de chegar mais perto da população. Importante termos um bom tempo de resposta para chegarmos de forma mais rápida a um resgate de acidentes automobilísticos, desastres naturais ou outras emergências. Um atendimento rápido é importante para o salvamento de vidas e para evitar sequelas.”

Também estiveram presentes nas agendas o deputado estadual e líder do Governo na Assembleia, Dary Pagung; além dos os prefeitos de Baixo Guandu, Lastênio Cardoso; de Itarana, Vander Patrício; de Marilândia, Gutinho e vereadores da região.


error: O conteúdo está protegido !! Compartilhe