Governo estadual: sondagens de mercado nas áreas de esporte e sustentabilidade

Postado em 5 de setembro de 2019


O Governo do Estado vai abrir mais duas sondagens de mercado dentro do Programa de Concessões e Parcerias do Espírito Santo. Uma delas é para a utilização do estádio Kleber José de Andrade, principal e maior palco esportivo do Estado, localizado em Cariacica, e a outra é voltada a buscar empresas para construção, operação, manutenção e gestão de miniusinas solares para atendimento da demanda de energia dos órgãos públicos estaduais.

O anúncio da inclusão dos projetos na carteira do Programa foi feito pelo governador Renato Casagrande durante o “Seminário PPPs e Concessões: oportunidades de negócios e casos de sucesso”, do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo (Sinduscon), que aconteceu na última terça-feira (3).

De acordo com Casagrande, a administração tomou a decisão de construir uma carteira organizada e robusta de projetos, dando oportunidades para empresas investirem no Espírito Santo.

“Um Estado como o nosso, com Nota A [em gestão fiscal], tem alternativas para buscar investimentos. Vamos buscar ampliar essas parcerias, com qualidade e eficiência. Estamos construindo, na prática, o caminho para demostrar nosso interesse, com o Programa de Parcerias, em ampliar nossa competitividade”, afirmou.

Segundo o secretário de Estado da Fazenda, Rogelio Pegoretti, o programa traz vantagens a todos os envolvidos, pois tem como missão a promoção do desenvolvimento econômico, social e ambiental capixaba, fomentando eficiência no emprego dos recursos da sociedade e um ambiente de negócio favorável ao empreendedorismo.

Kleber Andrade

Reinaugurado em 2014 e com capacidade para receber até 19,8 mil pessoas, o estádio já foi palco de jogos de diversos torneios estaduais, nacionais e internacionais, como a Seleção Brasileira Pré-Olímpica, além de ter recebido o show do ex-Beatle Paul McCartney, em 2014. Melhorar ainda mais a estrutura do estádio e torná-lo um palco de grandes eventos, esportivos e culturais, do Estado é um dos principais objetivos da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), como explica o secretário Júnior Abreu:

“Todos os investimentos que estamos fazendo no Kleber Andrade são fundamentais para que o estádio possa competir em pé de igualdade com arenas de outros estados na captação de jogos e shows, além de oferecer aos capixabas um espaço digno de valorização do nosso esporte. O governador Renato Casagrande tem tratado o esporte e as intervenções como prioridade e a escolha do Espírito Santo e, consequentemente, do Kleber Andrade, para a Copa do Mundo sub-17 são provas disso”.

Usinas solares 

Com as usinas solares, o Governo pretende, além de promover a diversificação da matriz energética do Estado, reduzir o custeio com energia nos órgãos públicos e incentivar a autossuficiência energética. Somente no acumulado dos últimos 12 meses, o Estado gastou cerca de R$ 57 milhões com este item de despesa.

“Quando aliamos eficiência e expertise da iniciativa privada na busca conjunta de soluções para a sociedade, todos ganhamos: Governo, mercado, meio ambiente e população”, pontuou a secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro.


Deixe sua Opinião:

error: O conteúdo está protegido !! Compartilhe