Guerino Zanon anuncia o maior Festival do Chocolate e Cacau da América Latina em Linhares

Postado em 2 de março de 2022


Linhares é hoje o terceiro maior produtor de cacau do Brasil, o maior produtor do fruto no Espírito Santo, possui Indicação Geográfica que o eleva no mercado internacional e é premiado no Salão de Chocolate de Paris. Tantos atributos conectam gestores públicos e empresários que apostam na produção do chocolate para alavancar a economia do Espírito Santo e do Brasil.

Alinhada à estratégias do Plano Agro da Prefeitura de Linhares e para agregar valor ao cacau capixaba, é que o prefeito de Linhares Guerino Zanon anunciou a edição do Chocolat Festival – Festival Internacional do Chocolate e Cacau, que é, hoje, o principal evento do setor de Chocolate, Cacau e derivados da América Latina. O evento será realizado entre os dias 20 e 23 de agosto deste ano em local que ainda está sendo estudado.

O Chocolat Festival fomenta a profissionalização desse mercado relativamente novo no Brasil e é considerado o maior evento profissional dessa área na América Latina, reunindo consumidores, especialistas e produtores. É também uma plataforma de oportunidades para discutir a industrialização, a verticalização da produção e, consequentemente, a melhoria da qualidade das amêndoas de cacau selecionado e do produto final elaborado, que é o chocolate.

Além disto, além da venda de chocolates e outros derivados do cacau selecionado, o evento promove experiências sensoriais, exposições, cursos de capacitação, workshops, debates sobre temas do setor e palestras ministradas por especialistas, e a realização do Fórum do Cacau e de uma Cozinha Show, que receberá os maiores nomes da confeitaria nacional e internacional.Guerino Zanon anuncia o maior Festival do Chocolate e Cacau da América Latina em Linhares 1

Para o prefeito de Linhares, Guerino Zanon, a retomada da cacauicultura e o fortalecimento da produção do chocolate são fatores que cooperam com o momento atual de reposicionamento e valorização do fruto em Linhares e no Espírito Santo. “Estamos somando todos os esforços, buscando todas as parecerias para recolocarmos Linhares no lugar de destaque no cenário nacional, e conectando essa nova realidade a produção do chocolate como mais uma forma de alavancar a economia da região, agregando valores ambientais, culturais e turísticos”, destacou o prefeito.

Um dos criadores do Festival de Chocolat, Marco Lessa, que será um dos coordenadores do evento, apresentou dados que ratificam a importância do produção do chocolate para alavancar a economia estadual e como fortalecimento da cacauicultura, conectando tabém inovação e tecnologia à cadeia produtiva do fruto. “O cacau, o chocolate e a indústria do turismo, são matrizes econômicas dessa região que precisam se posiconar e se fortalecer, e o festival será uma grande oportunidade neste sentido.  Por outro lado, precisamos conectar e aproximar a ciência e a tecnologia à cadeia produtiva do cacau, trazendo a inovação para processos produtivos, para entregas à sociedade e o produto chocolate é muito adaptável.”, explicou Lessa.

Guerino Zanon anuncia o maior Festival do Chocolate e Cacau da América Latina em Linhares 2

Segundo o secretário de Agricultura de Linhares, Franco Fiorot, em Linhares é produzido o cacau cabruca na Mata Atlântica e a ideia é dar unidade à produção, no que diz respeito à qualidade do cacau. “O nosso chocolate não fica atrás de nenhum chocolate gourmet do mundo. Além da qualidade, Linhares também se destaca como maior produtor de cacau do Estado, com 8 mil toneladas somente em 2021. Estes números são resultados do trabalho dos produtores às políticas de governo que visam fomentar cada vez mais a cadeia produtiva do cacau, a exemplo do total apoio dado que será dado ao Festival do Chocolate, espaço que vai fortalecer todas as marcas produzidas no Estado”, afirma.

Para o presidente da Acal, Eduardo Zucolotto, o festival representa uma oportunidade de apresentação da marca, geração de negócios e consolidação de Linhares como um importante produtor do fruto no Brasil e um futuro polo produtor de chocolates, que já conquistou avanços importantes. “Esse evento é uma esperança para um futuro melhor com o cacau, nos dá mais segurança para investir no produto e vai permitir nos estabelecer, num futuro próximo, como referência na produção do chocolate”, destacou.Guerino Zanon anuncia o maior Festival do Chocolate e Cacau da América Latina em Linhares 3O momento contou com a presença do vice-prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, do secretário municipal de Agricultura, Franco Fiorot, do empresário e criador do Festival de Chocolat, Marcos Lessa, do presidente da Associação dos Cacauicultores de Linhares (Acal), Eduardo Zucolotto, Manoel Serra de Aragão, que representa a Ceplac em Linhares, a Gerente do Sebrae, Carla Bortolozzo Bassetti, do analista do Sebrae, Wilson Marchiori Júnior, o diretor de Cultura e Turismo da Prefeitura de Linhares, José Augusto Muleta, além dos produtores de cacau Emir de Macedo Gomes Filho, Mauro Rossoni Júnior, Kellen Kiepper de Jesus Scampini e André Scampini.

Deixe sua Opinião:

Loading...
error: O conteúdo está protegido !! Compartilhe