Na tarde da última quarta-feira (08), um homem de 59 anos foi detido por uma equipe do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) com nove armas de fogo, materiais para recarga de munições e diversos acessórios para a prática de caça, em Mucurici, norte do estado.
Em atendimento a denúncia anônima, a equipe esteve na localidade de Água Boa, onde fiscalizou a residência do suspeito. Em um paiol de madeira foram localizadas quatro espingardas, quatro garruchões, uma carabina, 123 munições de diversos calibres, dois canhões para a caça, dois pios para atrair animais e lanternas, além de recipientes contendo pólvora, espoletas e esferas de chumbo, materiais utilizados para recarga de munições. Ainda na propriedade foi constatado um forno para a fabricação de carvão vegetal contendo aproximadamente 6m³ de carvão.
Em contato com o proprietário dos materiais, não foi apresentada nenhuma documentação acerca do registro do armamento, nem a autorização para a instalação e funcionamento do forno, além do estoque de carvão vegetal.
O homem foi conduzido para a 18ª Delegacia Regional de São Mateus por posse irregular de arma de fogo e por fazer funcionar o forno de carvão vegetal sem autorização dos órgãos ambientais.