Incaper tem nova diretora-técnica 1
Sheila Posse entre o diretor-presidente do Incaper e o secretário de Agricultura.

 

Sheila Cristina Prucoli Posse é a primeira mulher a ocupar a diretoria técnica do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). A nomeação para o cargo foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (08).

A nova diretora-técnica destacou que pretende dar atenção às ações integradas de pesquisa, assistência técnica e extensão rural. “A gente espera realizar o nosso trabalho e tomar as decisões que teremos que tomar com base no diálogo com a equipe. Além disso, pretendemos fortalecer a integração entre os trabalhos de pesquisa, assistência técnica e extensão rural. Este é o ponto forte, o diferencial do Incaper: ter pesquisa, assistência técnica e extensão rural na mesma instituição. Desta forma, pretendemos cumprir nossa missão para o desenvolvimento da agropecuária no Espírito Santo”, disse Sheila Posse.

A pesquisadora do Incaper é formada em engenharia agronômica e fez mestrado e doutorado na área de produção vegetal. É membro do conselho editorial do Incaper, coordenadora de projetos junto à Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) e atua como consultora ad hoc em conjunto com outras instituições como Embrapa e Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

A nova diretora-técnica estava à frente da Gerência de Transferência de Tecnologia e Conhecimento (GTTC) do Instituto, que agora passa a ser comandada pela também pesquisadora do Incaper Vanessa Alves Justino Borges. Na diretoria técnica, Sheila Posse ocupa a vaga deixada por Nilson Araujo Barbosa, que se desligou do cargo por motivos pessoais.

O nome de Sheila Posse havia sido anunciado pelo secretário de Estado da Agricultura, Paulo Foletto, durante uma solenidade em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. “Quando a gente olha para o Incaper vê muitas mulheres fazendo um excelente trabalho. Mas na maioria das vezes, só os homens estão à frente do Instituto. Ter no Incaper a presença feminina com essa intensidade é gratificante, é sinônimo de excelência. E a mulher do Incaper possui um papel fundamental para a construção e o equilíbrio do sistema agricultura”, destacou Foletto.

“Nós já conhecemos a importância que o Incaper tem. E uma mulher à frente da diretoria técnica vai evidenciar esta importância. Precisamos dessa força feminina para abrilhantar ainda mais o nosso trabalho. Temos certeza de que a Sheila vai dar uma enorme tranquilidade para a equipe trabalhar”, reforçou o diretor-presidente do Incaper, Antônio Carlos Machado, na ocasião.