Após investigação coordenada pela Promotoria de Justiça de Montanha, a Polícia Civil do Espírito Santo, por meio da Superintendência de Polícia Prisional (Polinter), prendeu nesta terça-feira (19) O.S.S., de 71 anos. O acusado, que possui uma extensa ficha criminal, foi capturado no bairro Itaparica, em Vila Velha, onde se escondia em um prédio de sua propriedade.”

A operação foi conduzida pelo delegado Dr. Júlio Cezar e recebeu o nome de “Modus Operandi para Cometer Estupros”. O.S.S. tem um histórico de crimes hediondos que se estendem por décadas, incluindo abusos sexuais, homicídios e ameaças contra vítimas e suas famílias.

Investigação e crimes investigados

Conforme detalhado pelo Promotor Edilson Tigre, O.S.S. possui um extenso histórico criminal, envolvendo diversas acusações de alta gravidade, incluindo:

  • Estupros na juventude: Antes de completar 20 anos, o acusado abusou sexualmente de seu irmão e primo, ambos menores de 11 anos.
  • Homicídio brutal em Montanha: Há 30 anos, O.S.S. assassinou um jovem no centro de Montanha e fugiu para o Pará, onde foi capturado na época.
  • Abuso da própria filha: Em Porto Seguro (BA), ele abusou de sua filha de 15 anos enquanto vivia com a família.
  • Estupro de uma sobrinha: Há cerca de 7 anos, em Conceição da Barra, ele abusou de sua sobrinha de 8 anos. O crime foi relatado em depoimento sigiloso pelo Promotor.
  • Triplo homicídio no Pará: O acusado é suspeito de um triplo homicídio antes de fugir para o Espírito Santo.

Além disso, há diversas denúncias de abuso sexual contra crianças em vários estados, consolidando O.S.S. como um criminoso de alta periculosidade.

Modus operandi e ameaças

O Promotor detalhou que O.S.S. se aproximava das vítimas ao conquistar a confiança dos pais. Ele oferecia presentes às crianças e, posteriormente, cometia os abusos. Para garantir o silêncio das vítimas, usava uma arma calibre .12 e facas para intimidar, ameaçando matar toda a família caso fosse denunciado.

“Estamos lidando com um elemento altamente perigoso e perverso, que cometeu crimes hediondos e usou de ameaças cruéis para intimidar as vítimas”, afirmou o Promotor.

Prisão

A captura de O.S.S. foi possível graças ao mandado expedido pela Justiça de Montanha. O Promotor Edilson Tigre destacou o papel da Justiça na agilidade e seriedade com que o caso foi tratado.

“As Comarcas de Montanha e Mucurici estão de parabéns pelo trabalho eficiente de seus juízes e servidores. Esse é mais um exemplo de como a Justiça pode atuar de forma efetiva contra crimes hediondos”, disse Tigre.

Investigação segue em sigilo

As investigações continuam sob sigilo para proteger as vítimas e não comprometer o andamento dos trabalhos. O Promotor também ressaltou que o apoio da população é essencial para a elucidação de novos casos e o combate a crimes dessa natureza.

Denúncias

A Polícia Civil reforça a importância das denúncias para combater crimes de abuso e violência. Informações podem ser repassadas de forma sigilosa pelo Disque-Denúncia 181 ou pelo portal disquedenuncia181.es.gov.br, onde também é possível anexar imagens e vídeos.

LEIA TAMBÉM: