Maior investimento estadual, Complexo de Saúde marca nova fase na saúde do norte do Estado

Maior investimento do Governo do Estado do Espírito Santo na região norte, as obras do Complexo de Saúde Norte, em São Mateus, que tiveram início neste ano de 2023, marcam uma nova fase na saúde pública para quase 700 mil moradores da região Central-Norte. Entre as diversas melhorias e ações realizadas pela Secretaria da Saúde (Sesa), por meio da Superintendência Regional de Saúde em São Mateus (SRSSM), a estrutura de mais de 80 mil metros quadrados, que abrigará a nova sede de diversos serviços estaduais, tem investimento previsto de R$ 370 milhões é o destaque da pasta para a região.

Com 340 leitos, o novo Hospital Estadual Dr. Roberto Arnizaut Silvares (HRAS) será construído às margens da BR-101 e referência para 687.085 pessoas que moram nas regiões Central e Norte. Além da nova unidade, uma estrutura anexa vai abrigar a Superintendência Regional de Saúde (SRS), o novo Centro Regional de Especialidade (CRE), a Farmácia Cidadã Estadual, o Hemocentro Regional, o Centro de Ensino para Residências em Saúde, Rede de Frio e o Centro de Imunobiológicos Especiais (CRIE).

Maior investimento estadual, Complexo de Saúde marca nova fase na saúde do norte do Estado

Para a construção, que tem previsão de conclusão para 2025, 120 pessoas trabalham no local. De acordo com o Departamento de Edificações e de Rodovias do Estado do Espírito Santo (DER-ES), 20% da obra já foi concluída.

A construção do Complexo Norte, apesar de ser a mais importante, é uma das realizações das ações da Sesa na região que, ao longo do ano de 2023, dobrou o número de especialidades médicas disponibilizadas no Centro Regional de Especialidades (CRE), em São Mateus; expandiu o atendimento na unidade da Farmácia Cidadã em São Mateus; e ampliou a cobertura na Atenção Primária à Saúde (APS) para quase 97%.

De acordo com o superintendente regional de saúde Edilson Monteiro, a SRS de São Mateus trabalha ainda com as perspectivas do próximo ciclo do Plano Estadual de Saúde (2024-2027). Para ele, a necessidade de organização do serviço e a importância de ter essas metas estabelecidas para alcançar os resultados desejados nas diversas áreas de atuação da superintendência. Como perspectiva para o próximo ciclo, Monteiro destacou a implementação das redes mais fragilizadas na região, como a Saúde Bucal, Rede de Urgência e Emergência (RUE) e Rede de Crônicas.  

 Aumento de consultas, exames e cirurgias

Como parte do Plano Estadual de Redução de Filas, os serviços de saúde da região Norte aumentaram o volume de atendimentos de consultas, exames e cirurgias eletivas no CRE, Hospital Estadual Dr. Roberto Arnizaut Silvares (HRAS) e Hospital Dr. Alceu Melgaço Filho (HDAMF), sendo o último o primeiro a bater a meta estadual de procedimentos cirúrgicos.

Em relação ao número de consultas, o superintendente destacou o aumento de atendimentos pelo Programa de Oftalmologia, que funciona em Conceição da Barra, e também o início da operação do Programa de Órtese e Prótese Oftalmológica da Secretaria da Saúde (Sesa) na regional, com atendimento e entrega de óculos gratuitamente para população do Norte do Espírito Santo. Antes disso, o programa só funcionava no CRE Metropolitano, na Grande Vitória.

Maior investimento estadual, Complexo de Saúde marca nova fase na saúde do norte do Estado 1

Núcleo Regional de Especialidades (NRE) e a nova sede da Farmácia Cidadã Estadual de São Mateus

Um dos destaques na Regional Norte em 2023 foi a atuação do Centro Regional de Especialidades (CRE) que, durante o ano, dobrou o número de especialidades ofertadas para 26 e aumentou em 30% a produtividade dos servidores.

Maior investimento estadual, Complexo de Saúde marca nova fase na saúde do norte do Estado

O NRE também estruturou e implantou o Serviço de Tratamento da Dor, para atendimento de pacientes com dores crônicas, com a composição de uma equipe de atendimento multidisciplinar de médico especialista em dor, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, assistente social e enfermeiro.  O objetivo do novo serviço do NRE é diagnosticar e tratar a dor de forma completa e humanizada, promovendo a diminuição do número de internações e a melhora na qualidade de vida do paciente.

Visando a humanização do atendimento, também foi implementado na sede do NRE um “Espaço kids”, pensado para o bem-estar das crianças e na comodidade dos pais enquanto aguardam o atendimento ou esperam o transporte de retorno para sua cidade, uma vez que muitos pacientes atendidos no CRE não moram em São Mateus.

Além disso, a Farmácia Cidadã Estadual de São Mateus está em uma nova sede. A mudança para um local mais amplo, acessível e confortável ampliou em 25% o acesso de pacientes agendados. Em 2022, eram agendados 120 pacientes por dia. Após a mudança de endereço, são 150 atendidos pacientes/dia.

Atenção Primária à Saúde e Vigilância em Saúde

Com a perspectiva de chegar a 98% de cobertura em 2024, a Atenção Primária à Saúde foi expandida de 95,14% para 96,93% em 2023, por meio de apoio aos municípios em relação aos Cadastros Individuais e ao Credenciamento de novas equipes.

Além da cobertura, o acesso aos serviços da APS foi ampliado por meio da estrutura física ofertada pelas construções estaduais das Unidades Básicas de Saúde, previstas no projeto Reviva APS, do Plano Decenal de Saúde, no qual 11 municípios estão sendo contemplados com a construção de 34 novas UBSs.

Em 2023 também foi ampliada a equipe do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), na SRSSM. Com a reestruturação da Comissão, foi possível estabelecer o prazo máximo de 60 dias para resposta nos processos vigentes no setor.

 

Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência (RCPD) e Rede de Atenção Materno Infantil – Rami (Rede Cegonha)

Neste ano, foi implantado o Serviços Especializados em Reabilitação para Pessoa com Deficiência Intelectual e Transtornos do Espectro Autista – TEA, conhecido como SERDIA, em quatro municípios da Região Norte de Saúde e outros três municípios estão em fase de implantação programados para 2024.

Além disso, com investimento de R$ 18 milhões, a regional Norte também recebeu a ampliação do Hospital Maternidade em São Mateus, com a abertura de 55 novos leitos para assistência materno-infantil, sendo 10 de Terapia Intensiva Neonatal e 14 leitos de alto risco.

Maior investimento estadual, Complexo de Saúde marca nova fase na saúde do norte do Estado

Aguardando homologação da contratualização estadual com a maternidade para o início do funcionamento, o investimento garante consultas e atendimento de urgência e emergência aos casos de gestação de alto risco e risco habitual na regional e reduz os riscos na locomoção das pacientes, impactando os indicadores de mortalidade infantil e neonatal precoce.