Mais de 200 mil alunos retornam às aulas nesta quinta-feira (02)

Alunos matriculados na Rede Estadual retornam às escolas nesta quinta-feira (2). Reprodução es.gov

 

Nesta quinta-feira (02), os mais de 200 mil alunos matriculados na Rede Estadual retornam às 403 escolas, para o início do ano letivo, que conta com algumas novidades. A implantação da certificação Escola do Futuro, inicialmente, em cinco unidades da Rede é a principal novidade. O programa visa a fomentar a inovação nas escolas, vinculando projetos pedagógicos à transformação de características físicas, estéticas e tecnológicas.

Receberam a certificação as seguintes instituições: EEEFM Major Alfredo Pedro Rabayolli (Vitória); EEEFM Hunney Everest Piovesan (Cariacica); – CEEFMTI Pastor Oliveira de Araújo (Vila Velha); EEEM Mário Gurgel (Vila Velha); e EEEFM Marinete de Souza Lira (Serra).

De acordo com o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, todo o trabalho da Secretaria é no sentido de assegurar ao estudante o direito à educação integral, por meio do acesso, da permanência e da aprendizagem e, para isso, a equidade e a inovação são primordiais. “Queremos formar cidadãos com base nas competências do século XXI”, salientou.

Outra novidade para 2023 é a chegada de novos professores, pedagogos e auxiliares de secretaria escolar, por meio de concurso público realizado no ano passado com a oferta de 1.500 vagas. Após passarem por uma formação durante o mês de janeiro, os servidores agora começam a atuar nas escolas.

Por meio do Programa Estadual de Gestão Financeira Escolar (Progefe), a Sedu também repassou um total de R$ 229.230.587,00 para que as escolas se preparassem para o ano letivo, com reparos, contratação de materiais, acesso à internet, dentro outras ações.