A segunda edição do programa CNH Social já recebeu 61.053 inscrições em sistema desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest). A iniciativa é uma ação do Governo do Estado por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES).

Mais de 61 mil inscritos no CNH Social em sistema desenvolvido pelo Prodest 1

As inscrições para concorrer a uma das 3.500 vagas podem ser feitas até as  23h59 do dia 29 de setembro de 2024, exclusivamente pelo site do Detran|ES (www.detran.es.gov.br).

Para se inscrever, é necessário acessar o site www.detran.es.gov.br, entrar no banner ou no botão do programa ‘CNH Social’ na página principal e inserir as informações pessoais solicitadas. 

Os dados informados devem ser os mesmos constantes no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal). Serão considerados os cadastros ativos no CadÚnico aqueles lançados na Base Nacional do Cadastro até o dia 13 de julho de 2024.

Categoria

O candidato também precisará selecionar categoria desejada, entre as seguintes opções: Primeira Habilitação categoria A (moto) ou Primeira Habilitação B (carro) para quem ainda não é habilitado. 

Os que já têm carteira de motorista poderão selecionar Adição de categoria A (moto), Adição de Categoria B (carro), Mudança para Categoria D (ex.: van e ônibus) ou Mudança de Categoria E (ex.: caminhão e carreta). Após a inscrição, não é possível modificar a categoria escolhida.

A distribuição das vagas ocorre da seguinte forma: 40% para a primeira habilitação (A ou B); 20% para a Adição de Categoria A ou B; e 40% para a Mudança de Categoria D ou E. A meta é priorizar a capacitação profissional, dando mais condições de inserção no mercado de trabalho e aumentando a empregabilidade.

“O programa CNH Social é uma das ações de maior impacto do Governo do Estado para a sociedade. Com certeza, contribuímos para essa iniciativa do DetranES  beneficiar os capixabas”, enfatizou o diretor-geral do Prodest, Marcelo Cornélio.