MDB-ES convoca convenção para o dia 21 e isola Rose de Freitas

O MDB do Espírito Santo vai realizar a sua convenção estadual no próximo dia 21 de setembro, na Assembleia Legislativa, das 9 às 14 horas, para eleger a sua nova Executiva Estadual. MDB-ES convoca convenção para o dia 21 e isola Rose de Freitas. O edital de convocação foi publicado nesta quarta-feira (13) por um terço das comissões executivas municipais do partido, num gesto que isola a atual presidente da comissão provisória, a ex-senadora Rose de Freitas, que havia prometido realizar a convenção nesta sexta-feira (15), mas não cumpriu.

A convocação é uma iniciativa do movimento “União & Ação”, que reúne os filiados históricos do MDB no Estado e que surgiu como uma reação à gestão de Rose, que foi acusada de terceirizar os comandos locais do partido e de cometer irregularidades administrativas e financeiras. O movimento é liderado pelo ex-deputado federal Lelo Coimbra, que foi presidente do MDB até 2021, quando foi destituído pela direção nacional do partido e substituído por Rose.

O grupo protocolou uma chapa de aliados de Lelo na tarde desta quarta-feira para disputar o comando estadual do partido, do qual ele pretende voltar a ser presidente. Sem mandato desde que perdeu as eleições de 2018, Lelo busca se fortalecer para concorrer novamente à Câmara dos Deputados em 2026.

O movimento “União & Ação” afirma que a convenção é uma reivindicação de todos os filiados do MDB, que estão insatisfeitos com a condução do partido por parte de Rose. Segundo o grupo, Rose não realizou a convenção no prazo limite do seu mandato, que terminou em agosto deste ano, e descumpriu a decisão da direção nacional do partido, que determinou a realização das convenções em todos os estados entre junho e agosto deste ano.

O grupo lembra ainda que o MDB viveu uma crise sem precedentes sob a presidência de Rose, que resultou na perda de representação em todos os níveis nas eleições de 2022. Além disso, o grupo acusa Rose de barrar a candidatura do ex-prefeito de Linhares Guerino Zanon (PSD) ao governo do Estado em 2022, provocando a sua saída do partido, e de se aliar ao governador Renato Casagrande (PSB), que apoiou a sua candidatura à reeleição ao Senado, na qual ela foi derrotada.

O edital de convocação da convenção estadual do MDB foi assinado pelos presidentes das comissões municipais de Anchieta, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Castelo, Governador Lindemberg, Ibiraçu, Iconha, Irupi, Itaguaçu, Itapemirim, Jerônimo Monteiro, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Santa Teresa e Vargem Alta. O grupo vem se reunindo há meses, de forma virtual, para debater questões da legenda e traçar planos para as eleições de 2024 e 2026.