Montanha enfrenta grave crise hídrica e pede economia de água

A cidade de Montanha, situada na região norte do Espírito Santo, está passando por uma situação alarmante devido à severa seca que assola a região. O reservatório de água utilizado pela Companhia Espírito Santense de Saneamento (CESAN), responsável pelo abastecimento da cidade, encontra-se em um estado crítico, com seu nível atingindo patamares preocupantes. Imagens registradas por um morador, nos últimos dias, retratam a realidade desoladora do rio, cujo volume diminuiu consideravelmente. Em meio a essa grave crise hídrica, é essencial conscientizar a população sobre a necessidade de adotar medidas de preservação e economia de água.

Montanha enfrenta grave crise hídrica e pede economia de água

Foto do Reservatório

Estiagem prolongada afeta reservas de água

A estiagem prolongada tem afetado severamente as reservas de água em Montanha. A falta de chuvas expressivas nos últimos meses resultou em um déficit hídrico significativo, levando o reservatório da CESAN a enfrentar níveis críticos de abastecimento. A dependência desse manancial para atender às necessidades diárias de água potável da população torna a situação ainda mais alarmante.

As imagens capturadas por um morador atento, que se aventurou até o local do reservatório, revelam uma realidade impactante. O nível do rio está tão baixo que é possível observar claramente a escassez de água e a seca progressiva que já toma conta da região. O contraste com épocas anteriores é gritante, e a situação exige ação imediata.



Previsão do tempo não é animadora

A previsão do tempo para os próximos 15 dias em Montanha não é animadora. Segundo o site Climatempo, o clima na cidade será de sol com muitas nuvens durante o dia, e períodos de nublado com chuva a qualquer hora. A temperatura máxima varia entre 21 e 32 graus celsius, e a mínima entre 21 e 23 graus celsius. A chance de chuva é alta, variando entre 90% e 67%. No entanto, a quantidade de chuva prevista é insuficiente para reverter o quadro de seca na região.

Segundo o site Tempo.com, a previsão do tempo para Montanha nos próximos 14 dias é de céu limpo ou com poucas nuvens, com temperaturas entre 16 e 36 graus celsius. Não há previsão de chuva para essa região nesse período.

Economia de água é fundamental

A economia de água é uma das principais medidas que a população deve adotar nesse momento crítico. Reduzir o tempo do banho, fechar a torneira enquanto escova os dentes, consertar vazamentos e reutilizar a água são práticas que podem fazer a diferença. Além disso, é fundamental repensar o uso da água em atividades cotidianas, como na lavagem de carros e calçadas, direcionando esforços para a conscientização e ações de preservação.




A seca não afeta apenas o abastecimento de água, mas também traz consequências para a agricultura, a flora e a fauna local. Os impactos ambientais são visíveis, e a preservação dos recursos hídricos torna-se uma responsabilidade coletiva.

Dicas para economizar água

Para ajudar a população a economizar água e evitar o desperdício, separamos algumas dicas simples, mas que podem fazer a diferença no seu consumo de água. Confira:

  • Leia o hidrômetro: esse é um aparelho que mede o consumo de água da sua casa. Você pode verificar se ele está funcionando corretamente e se há algum vazamento ou desperdício de água. Se você notar alguma irregularidade, entre em contato com a empresa responsável pelo abastecimento e peça uma solução.

 

  • Reduza o tempo de banho: você pode economizar até 96 litros de água por banho se reduzir o tempo para 5 minutos. Além disso, você pode optar por um chuveiro elétrico, que tem uma vazão menor e esquenta mais rápido do que os aquecedores de água convencionais.

 

  • Desligue a torneira ao escovar os dentes: essa é uma atitude simples, mas que faz uma grande diferença no seu consumo de água. Você pode economizar até 15 litros de água por dia se desligar a torneira enquanto escova os dentes. Lembre-se também de fechar a torneira ao lavar as mãos, ao enxaguar o rosto e ao tomar banho.

 

  • Ensaboe todas as louças de uma vez só: ao lavar as louças, você pode aproveitar para ensabore todas elas juntas, em vez de separadamente. Assim, você evita deixar a torneira aberta por muito tempo e desperdiçando água. Além disso, você pode usar um balde ou uma bacia para recolher a água da pia e usá-la para regar as plantas ou limpar o quintal.

 

  • Reaproveite a água da máquina de lavar: se você tem uma máquina de lavar roupas, você pode reaproveitar a água da lavagem para outros fins domésticos. Por exemplo, você pode usar essa água para regar as plantas, limpar o chão do banheiro ou lavar o carro. Basta colocar um recipiente na saída da máquina e recolher a água quando ela estiver fria.



Veja o vídeo: