error: O conteúdo está protegido !! Compartilhe
A18a4fd91a4d81dccf1abc73e5afc150

Mucurici entra em alerta após aumento no número de casos de dengue





A epidemia de dengue no Espírito Santo tem sido uma grande preocupação para as autoridades de saúde, principalmente nas cidades do interior do estado. Dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nesta sexta-feira (31) mostram que Mucurici é uma das cidades mais afetadas pela doença, com um total de 2443,88 casos registrados até a 12ª semana epidemiológica.

No total, foram notificados 65.296 casos de dengue no Espírito Santo desde a primeira semana epidemiológica de 2023 até a 12ª semana epidemiológica, com uma incidência de 1.624,82 casos por 100 mil habitantes. Infelizmente, foram confirmadas 19 mortes nesse período.

Em primeiro lugar no ranking está Atílio Vivácqua, com 5211,13 casos registrados da 9ª até a 12ª semana epidemiológica. Jerônimo Monteiro aparece em segundo lugar, com 3682,74 casos, seguida por Muqui, com 2903,96 casos, em quarto lugar, com 2443,88 vem Mucurici.




A Secretária Municipal de Saúde de Mucurici, Emanuele Rodrigues, concedeu uma entrevista ao  Norte Notícias, e, explicou  sobre as ações que estão sendo realizadas no município no combate à epidemia de dengue. Durante a entrevista, Emanuele destacou a importância da conscientização da população e das medidas preventivas adotadas pela prefeitura para controlar a disseminação do mosquito Aedes aegypti.

“Estamos vivenciando um momento crítico em relação à epidemia de dengue em nosso Estado e, em especial, no município de Mucurici, que registra uma alta incidência de casos da doença. Diante disso, a Secretaria Municipal de Saúde tem intensificado as ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.




Estamos realizando visitas domiciliares para identificar e eliminar possíveis focos do mosquito, além de orientar os moradores sobre as medidas preventivas. Também temos intensificado a limpeza urbana e a coleta de lixo em áreas consideradas críticas. Além disso, estamos promovendo ações de conscientização nas escolas e nos meios de comunicação para que a população saiba como se prevenir da doença. Nesse sentido, vale ressaltar que estamos utilizando o carro fumacê para eliminar os mosquitos adultos que possam estar circulando nas ruas e áreas públicas.

É importante que a população também faça sua parte, mantendo suas casas e terrenos limpos, eliminando qualquer objeto que possa acumular água e servir como criadouro do mosquito. Juntos, poderemos vencer essa luta contra a dengue e garantir a saúde de todos os munícipes.” Disse Emanuele Rodrigues – Secretária Municipal de Saúde de Mucurici.

Mucurici entra em alerta após aumento no número de casos de dengue

Carro fumacê é usado no combate a dengue em Mucurici




 

Com o crescente aumento de casos notificados de doenças causadas pelo Aedes aegypti no Espírito Santo, como a chikungunya e Zika, e, especialmente a dengue, a Secretaria da Saúde (Sesa) orienta ao início de qualquer sintoma, como febre, dores de cabeça e no corpo, que a população busque pelo serviço de saúde mais próximo, como nas Unidades de Saúde Básica de seu bairro, além do início imediato da hidratação.

Mucurici entra em alerta após aumento no número de casos de dengue 1








error: O conteúdo está protegido !! Compartilhe