error: O conteúdo está protegido !! Compartilhe

Ônibus ‘Detran Itinerante’ realiza atendimentos no Mutirão de Documentação em Conceição da Barra


O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) começou a levar os serviços para além de suas agências e a atender também em sua nova unidade móvel. O ônibus ‘Detran Itinerante’ foi utilizado pela primeira vez, nesta quinta-feira (17), no ‘Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural’, em Conceição da Barra. A ação segue até sábado (19), das 8h às 16h, no Centro de Referência da Assistência Social Negro Rugério (CRAS Quilombola).  

O ‘Detran Itinerante’ está oferecendo serviços relacionados às áreas de Habilitação e Veículos, provas teóricas para Habilitação, emissão de taxas e documentos, e tira-dúvidas para o público geral que participa do Mutirão. A equipe de educação do Órgão também está realizando atividades lúdico-pedagógicas, a exemplo do jogo de tabuleiro Transitolândia, voltadas para as crianças presentes.  

O ‘Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural’ é promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), por meio da Subsecretaria de Mulheres Rurais, e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em parceria com a prefeitura municipal de Conceição da Barra (ES), órgãos do Governo Estadual e entidades civis. No Mutirão, as mulheres das comunidades rurais do município e região têm acesso a documentos e serviços de vários órgãos, além de atividades culturais, cortes de cabelo e recreação para as crianças.  

ônibus_mutirão conceição da barra

O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, falou sobre o atendimento do órgão no mutirão. “Nós recebemos o convite da Coordenação de Desenvolvimento Agrário do Espírito Santo e nos prontificamos a participar desse importante evento para levar documentação e cidadania para as trabalhadoras rurais e para o público geral que participa da ação. Muitas trabalhadoras têm a carteira de motorista ou querem ser habilitadas, dirigem um veículo nas atividades do dia a dia e nós estamos aqui para trazer serviços, auxiliar em dúvidas relacionadas ao veículo ou à habilitação e também trazer educação de trânsito para as crianças”, disse.  

O diretor também destacou a importância dessa nova ferramenta de atendimento. “O ônibus ‘Detran Itinerante’ começou hoje a prestar os atendimentos com coleta biométrica, prova de legislação e também emissão de taxas e documentos. Nós já oferecemos quase todos os nossos serviços de forma on-line e agora estamos com mais uma iniciativa para aproximar o Detran do cidadão capixaba, com essa unidade móvel que vai percorrer o Estado oferecendo atendimento de qualidade”, afirmou Vieira.  

A assistente social Daniella Nespoli, representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), reforça que a documentação é um direito das mulheres. “Nós estamos realizando o mutirão das mulheres do campo, das mulheres quilombolas para que elas possam ter acesso à documentação, como RG, CPF, e a serviços de saúde. Entendemos que o direito da mulher perpassa pelo direito fundamental de ter acesso ao seu documento e a sua identidade”, salientou, ressaltando a importância da união entre o órgão federal e órgãos estaduais e municipais.  

Ônibus ‘Detran Itinerante’ realiza atendimentos no Mutirão de Documentação em Conceição da Barra 1

A gerente de Atendimento do Detran|ES, Maria Aparecida Campos da Rocha, destacou a participação do órgão de trânsito com sua nova unidade móvel no Mutirão. “O Detran está em Conceição da Barra, durante três dias, participando do Mutirão organizado pelo MDA com a finalidade de trazer as trabalhadoras rurais e quilombolas para tirar o a sua documentação. E o Detran está aqui com essa agência itinerante que cumpre esse papel de levar o serviço às comunidades distantes, às comunidades que ainda não acessam o Detran 100% Digital nem as nossas agências nos municípios. Então, o ônibus ‘Detran Itinerante’ cumpre esse papel. E, ao mesmo tempo que nós atendemos às mulheres e o público geral com nossos serviços, o Detranzinho está ali na quadra fazendo uma ação educativa com as crianças. A gente quer mulheres cidadãs e também crianças que já crescem como cidadãos conscientes sobre as regras do trânsito”, pontuou.  

A Osvaldir de Souza, presidente da Associação de Mulheres de Córrego do Sertão, levou as mulheres da comunidade para tirar seus documentos no Mutirão e também elogiou a inciativa. “Essa ação é importante para mostrar os direitos e os deveres que uma mulher tem e por trazer para nós a possibilidade de fazer a nossa documentação. A mulher do campo pode ter sua CNH, ela pode ser uma mulher poderosa, não mais como antigamente que vivia na dependência do seu companheiro. Hoje, a mulher pode plantar, colher e ter o seu próprio projeto. Mulheres reunidas, não só em comunidades quilombolas, mas associações e todas as comunidades, são mulheres que colocam o seu pão de cada dia na mesa, mostrando o que sabem fazer”, destacou.   

Para Delma Graciane de Oliveira, moradora da Comunidade Quilombola São Domingos, a ação facilita o acesso à documentação e a informações fundamentais, como a carteira de motorista. “Esse mutirão é uma possibilidade muito boa para nós, mulheres quilombolas, que, às vezes, não temos oportunidade de ir até a cidade ou temos dificuldade na hora de fazer um documento e aqui recebemos orientação. Principalmente os serviços do Detran,  que há mulheres quilombolas que nem sabem dessas informações sobre a CNH ou o veículo. Então, para mim, está sendo muito bom”.   

Atendimento e prova  

No ‘Detran Itinerante’, o cidadão pode fazer a biometria (coleta de foto e digital para serviços de habilitação); exames teóricos para habilitação (1ª Habilitação, Reciclagem, Atualização de CNH); tirar dúvidas de Veículos, emitir taxas do Detran|ES e documentos como o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e a Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV).   

Para a realização dos serviços do Detran|ES, é necessário apresentar documento oficial com foto, além de documento do veículo para os serviços relacionados à área.  

O cidadão em processo de Habilitação que quiser agendar prova teórica de primeira Habilitação, Atualização da CNH ou Reciclagem no ônibus ‘Detran Itinerante’ deverá acessar o serviço on-line ‘Agendamento online de exames teóricos’ ou ‘Emissão de taxa e agendamento de exame de Reciclagem’ na área de Habilitação do site do Detran|ES: https://detran.es.gov.br/habilitacao/servicos-online 

 


error: O conteúdo está protegido !! Compartilhe